Você esta em: Home / Agenda de Eventos / Oficina Ponto MIS – “Como Os Livros Se Tornam Filmes”

Oficina Ponto MIS – “Como Os Livros Se Tornam Filmes”

21 Terca-Feira 08:00

Local: Espaço Cultural Cidade do Livro

Sobre:

Vagas: 10 – Inscrições através do telefone (14) 3263-6525

Duração: quatro horas

Classificação: A partir dos 14 anos

Sinopse: As diferentes formas de adaptar livros para o cinema. Como as palavras se transformam em imagens, quais os limites da adaptação, porque alguns filmes são muito fiéis ao livro e outros não. Leitura de trechos dos livros seguida da exibição das mesmas cenas nos filmes, de modo a entender as diferenças dos formatos, o que funciona no livro e não funciona na tela e vice-versa. Filmes estudados: "O Poderoso Chefão"; "Harry Potter e a Câmara Secreta"; "Rebecca, a Mulher Inesquecível"; e "Janela Indiscreta".

Sobre o Oficineiro:

Marcelo Lyra, professor, crítico de cinema e literatura. Formado em jornalismo, cursou as disciplinas de montagem, crítica de cinema e de história da crítica, ambos na Escola de Comunicação e Artes da USP. Foi crítico de cinema dos jornais O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista de Cinema, Jornal do Brasil, revista Bizz e Valor Econômico. Desde 2010 ministra regularmente cursos sobre crítica de cinema, história do cinema e literatura.