Orquestra Municipal de Sopros "Maestro Agostinho Duarte Martins"
A Orquestra Municipal, iniciou suas atividades em Julho de 1.995, é um grupo mantido pela Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista através da Secretaria Municipal de Cultura, e sua primeira formação contava principalmente com músicos remanescentes de outras corporações musicais extintas, sendo doze músicos nesta formação inicial. Assumiu a denominação de Banda Municipal Heitor Villa Lobos, com caracterização de Banda Musical de Concerto. Apresentou-se pela primeira vez em Dezembro de 1.995, e em seguida realizou diversos concertos em festas populares, religiosas e eventos cívicos, na cidade de Lençóis Paulista e região.
Foi oficialmente criada pela Lei Municipal 2542 de 24 de Abril de 1.997. Neste mesmo ano, assume a regência o Maestro Marcelo Maganha, que imprimiu aprimoramento técnico, variedade de repertório, e formação de novos músicos. A Orquestra intensificou gradativamente suas atividades, realizando mais de 1000 concertos até este ano, inclusive com gravação de 6 CD's e 5 DVD's dentre estreia de mais de 300 composições e arranjos musicais alem de vários shows e concertos com grandes artistas de renome nacional onde podemos citar: Toquinho, Renato Teixeira, Sergio Regis, Trio Los Angeles, Eduardo Santhana, Trovadores Urbanos, dentre outros.
Dentre seus vários trabalhos podem ser destacados “Series de maestro e solistas internacionais” onde já recebeu vários convidados como por exemplo, o maestro Dario Sotelo (presidente da WASBE), o maestro Luis Nani (ARG), o maestro Pablo dell'Oca Sala (URU), a maestrina Pamela Bustos (EUA), o maestro Franck Dupont(FRA), maestro Claude Brendell (FRA/AUS), dentre outros. Além de solistas como, Altamiro Rocha Neto (FRA), Darcio Gianelli (OSESP), Rafael Mendes (BRA/ING), Quarteto Sax Brasil, Flavio Gabriel (BRA), dentre outros.
Gravou em 2014 o CD e DVD intitulado “Show de Estrada” em comemoração aos 40 anos de trabalho da dupla sertaneja, Cézar e Paulinho, além de vários hinos de cidades como Lençóis Paulista, Dois Corregos, Mineiros do Tiete, Macatuba, dentre outros.
Grupo artístico de excelência da Secretaria Municipal de Cultura a Orquestra desenvolve, com seus músicos profissionais, o projeto Banda Sinfônica Jovem, este grupo pedagógico com mais de 40 jovens, tem como principal intenção a formação de novos músicos para futuramente integrarem a orquestra municipal.
A Orquestra prossegue seu trabalho levando seus concertos cada vez a um número maior de cidades realizando em media mais de 30 concertos anuais.
A Orquestra busca sempre o aperfeiçoamento técnico e a otimização do trabalho em grupo, almeja alcançar o objetivo maior que é o de provocar nas pessoas fortes emoções: aquela magia “que os males espanta” que só música é capaz de produzir.