Você esta em: Home / Notícias / Equipe de Saúde de Família desenvolve projeto contra as drogas
16/03/2012 18h25

Equipe de Saúde de Família desenvolve projeto contra as drogas

A Equipe de Saúde da Família da unidade Cruzeiro/São João, acaba de desenvolver o Projeto Famílias Contra as Drogas, que tem por objetivo a prevenção contras as drogas e o álcool. Na Unidade de Saúde é realizada semanalmente a Educação Continuada, comandada pelos Dr. Guilherme Gryschek e Dr.Alex Leandro de Freitas. Os Agentes comunitários de Saúde recebem informações para orientar às famílias sobre os riscos da das drogas, para assim, promover saúde e evitar doenças.

Uma das Agentes da equipe, Renata de Oliveira, relatou que em determinada visita familiar presenciou um jovem de 19 anos, alcoólatra, que convulsionava diante da vontade de beber. “A mãe vendo seu desespero, alimentava o vício do filho, para evitar crises”, comentou.

Com as visitas na residência, inclusive acompanhadas pelo médico, a mãe foi orientada a não fornecer mais álcool ao filho. A Agente conta que no filho, debilitado pelo vício e sem condições de sair para comprar a bebida, acabou fazendo a irmã de 4 anos refém, ameaçando machucá-la, obrigando a mãe fornecer a bebida.

Renata conta que este fato repercutiu nas reuniões em equipe, motivando para essa iniciativa, e com isso passaram a estudar, pesquisar e conhecer projetos, como a Casa da Mãe Piedade, a Pastoral da Sobriedade e resolveram realizar este encontro com a população, fornecendo informação e apoio para aqueles que possuem membros da família, ou amigos dependentes químicos.

Serviço

A palestra “Famílias contra as Drogas” será realizada no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Vila Cruzeiro, na quinta-feira, 22 de março, às 19h.