Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 15 de Junho de 2024
Você esta em: Home / Notícias / No mês da Luta Antimanicomial, CAPS realiza café da manhã com os pacientes
29/05/2024 15h37

No mês da Luta Antimanicomial, CAPS realiza café da manhã com os pacientes

Profissionais da Saúde e da Assistência Social fortalecem rede para reabilitação

No dia 18 é comemorado o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Para marcar a data, a equipe do CAPS I recepcionou pacientes e seus familiares com um café da manhã e um show de talentos na quarta-feira, 22. Também foram convidados profissionais do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

A iniciativa tem como objetivo mostrar que o sucesso do tratamento da doença mental está na terapia e no acompanhamento médico, buscando a reabilitação, na inclusão e que todos podem divulgar essa mensagem e acolher melhor os pacientes.

O Movimento da Reforma Psiquiátrica se iniciou no final da década de 70, em pleno processo de redemocratização do país, e em 1987 teve dois marcos importantes para a escolha do dia que simboliza essa luta, com o Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, em Bauru/SP, e a 1ª Conferência Nacional de Saúde Mental, em Brasília.

Ao longo da história, a doença mental sempre foi tratada como tabu, com procedimentos baseados no isolamento e afastamento do paciente do convívio social, e métodos pouco ortodoxos, como lobotomia e eletrochoque.

 

notícias relacionadas

Tags: mês, luta, antimanicomial, caps, realiza, café, manhã, pacientes.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo