Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente participa de capacitação sobre Zoneamento Ecológico Econômico
24/05/2024 09h49

Meio Ambiente participa de capacitação sobre Zoneamento Ecológico Econômico

Servidores do Meio Ambiente participaram da capacitação

Os servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e interlocutores do Programa Município Verde Azul, Helton Damacena de Souza e Fábio José Esguícero, participaram de capacitação sobre o Zoneamento Ecológico Econômico do Estado de São Paulo (ZEE-SP), ocorrido em Marília, entre os dias 7 e 8 de maio.

O ZEE-SP refere-se à política pública para o desenvolvimento sustentável do Estado e foi instituído por meio do Decreto Estadual nº 67.430, de 30 de dezembro de 2022. Trata-se de um instrumento de planejamento e gestão do território, que tem como objetivo orientar o desenvolvimento ambiental, social e econômico, de acordo com as regiões, considerando suas potencialidades e vulnerabilidades naturais e socioeconômicas. Lençóis Paulista faz parte da zona nº 2, que compreende as regionais de Presidente Prudente, Marília e Bauru. Vale ressaltar que a partir do ciclo 2024/2025, o Zoneamento Ecológico Econômico também passa a ser uma das dez diretivas do Programa Município Verde Azul, além de poder contribuir com informações para o plano Lençóis Paulista 200 anos.

A capacitação se faz necessária para atualização e conhecimento dos produtos, ferramentas e suas aplicações com base nas cinco diretrizes estabelecidas, sendo: Resiliência e Mudanças Climáticas; Segurança Hídrica; Salvaguarda da Biodiversidade; Redução das desigualdades regionais e Economia Competitiva e Sustentável.