Você esta em: Home / Notícias / Workshop apresenta perfil econômico do município e debate importância da qualificação profissional
23/05/2024 09h05

Jovens e adolescentes que estão concluindo ensino médio na rede pública participaram do workshop realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDECON) promoveu na terça-feira, 21, a segunda edição do workshop “Trabalho em Foco”. O evento, realizado em parceria com a Escola SENAI é voltado a jovens e adolescentes que estão concluindo o ensino médio na rede pública, como forma de apresentar a este público o perfil econômico de Lençóis Paulista e as possibilidades de qualificação profissional.

Participaram desta edição, a nail designer e instrutora Diana Caroline Terassi, a psicóloga Isadora Tomaz Braga Nicoletti e o engenheiro civil Caio Henrique Diegoli Paccola. Os profissionais relataram suas experiências e trajetória profissional durante o encontro.

O coordenador técnico do SENAI, Marcos Rogério Caldieri, representando o diretor da Escola, Laerte Padilha Lozigia, destacou a importância da qualificação profissional e a busca por novos conhecimentos.

“Independente do curso que vocês estão fazendo, todos eles migram para a área de tecnologia da informação, você não pode estar restrito aquele curso que você fez. As ramificações e todos os cursos tem algo em comum que é a área de tecnologia da informação. Por isso não parem de estudar. Se você terminou um curso e percebeu que é essa área que você quer seguir faça uma faculdade, faça um aperfeiçoamento. O mercado precisa hoje de pessoas que se dediquem aquilo que estão fazendo. Pessoas que querem se aprofundar são poucas, que vocês sejam essas pessoas. Se vocês tiverem interesse em aperfeiçoar, conhecer uma nova área nos procurem. O SENAI neste mês de férias (julho) está com vários cursos na área de tecnologia, são cursos rápidos. Quem tiver interesse em se aprofundar, estamos à disposição”, destacou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Cesar Ferrari, destacou as potencialidades oferecidas pelo município e como a qualificação é determinante para o ingresso no mercado de trabalho. “Hoje eu não queria falar com vocês como secretário (Desenolvimento Econômico), mas como um profissional que já passou por um grande grupo econômico. Na idade de vocês, eu estava no mercado de trabalho. Eu queria falar um pouco em nossa cidade e na região. Eu acho que é importante a gente estar sempre se qualificando. Já falei em outras oportunidades, mas vou repetir novamente, vocês devem buscar também o conhecimento de uma segunda língua, algo importantíssimo nesse momento em nossa cidade. Lençóis está em um momento ímpar, inclusive estamos desenvolvendo o projeto Lençóis Paulista 200 anos. Lençóis oferece hoje muitas oportunidades. Antigamente nossos filhos, tiveram que sair da cidade em busca de algo diferente. Hoje temos indústrias em nossa cidade com mercado externo. Os setores de nossa economia hoje são muito fortes. Vocês precisam estar preparados para o mercado de trabalho e o mercado hoje é muito exigente. As fronteiras, as barreiras serão quebradas pela qualificação, se você tiver qualificação obviamente vocês terão muito mais oportunidade. Hoje temos em Lençóis 10 mil CNPJ. Lençóis é forte em todos os setores. E ai que está a demanda para vocês. Fiquem atentos, qualifiquem-se, busquem novas oportunidades”.

Os participantes também visitaram um stand do SENAI, montado na Secretaria, onde a escola instalou impressoras em 3D com funcionamento em tempo real e exposição de produtos elaborados com o equipamento.