Você esta em: Home / Notícias / Orquestra de Sopros realiza concerto em prol do Rio Grande do Sul
17/05/2024 09h09

Orquestra de Sopros realiza concerto em prol do Rio Grande do Sul

Na foto, Orquestra de Sopros sob a regência do maestro Marcelo Maganha durante cerimônia em comemoração aos 80 anos do Hospital Nossa Senhora da Piedade

A Orquestra Municipal de Sopros maestro Agostinho Duarte Martins se apresenta no próximo dia 22, dentro da Série Solistas e Maestros Internacionais, com a participação do maestro Marcelo Jardim, com interpretação de obras de Respighi, Ripper, Nepomuceno e Mignoni. A apresentação tem início às 20h, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. A Orquestra de Cordas da Casa da Cultura, com coordenação do professor Antônio Carlos Barbosa e a Banda Jovem da Orquestra de Sopros, com coordenação de Ricardo Sassá, abrem o espetáculo. Os ingressos estão disponíveis para retirada na Casa da Cultura Professora Maria Bove Coneglian.

A Secretaria de Cultura lembra que as pessoas interessadas em ajudar a população do Rio Grande do Sul, podem doar alimentos não perecíveis e água potável. Ao efetuar a troca de ingressos para o espetáculo, os itens podem ser entregues de forma voluntária na Casa da Cultura. Marcelo Jardim é diretor artístico e vice-diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra e diretor musical da Orquestra de Sopros da universidade. Atua também como professor orientador do Programa do Mestrado Profissional em Música (PROMUS) da UFRJ. É Doutor em Práticas Interpretativas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), e Mestre e Bacharel em Regência e Práticas Interpretativas pela UFRJ. É coordenador geral dos Projetos UFRJ-Funarte, com abrangência nacional, o que inclui o Sistema Nacional de Orquestras Sociais do Brasil (Sinos), o Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, o Um Novo Olhar, destinado a acessibilidade cultural, o Arte em Circuito e a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, Painéis Funarte de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes, e responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda. Mantém constante agenda como regente convidado, palestrante e professor, com atuação com orquestras e bandas sinfônicas, festivais, seminários, simpósios e congressos, no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa.

“Receber e participar de um concerto com o professor doutor Marcelo Jardim em nossa cidade, é motivo de orgulho e alegria. Estamos preparando um repertório especial para esta noite. Além disso, o espetáculo tem seu caráter social, solidário. Assim como em todo o país, Lençóis está mobilizada para arrecadar itens de primeira necessidade e enviar ao Rio Grande do Sul. Fica aqui meu convite para esta noite especial e meu apelo para que a comunidade lençoense continue participando desta corrente solidária em prol da população gaúcha”, completou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.

Serviço:

Concerto da Orquestra Municipal de Sopros Maestro Agostinho Duarte, dentro da série Solistas e Maestros Internacionais.

Quando: 22 de Maio (Quarta-feira), às 20h

Onde: Teatro Municipal Adélia Lorenzetti

Ingressos disponíveis para retirada na Casa da Cultura Professora Maria Bove Coneglian