Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura entrega ESF “Dr. Rowilson Roselli Abiuzzi”, no Jardim Planalto
10/05/2024 16h09

Prefeitura entrega ESF “Dr. Rowilson Roselli Abiuzzi”, no Jardim Planalto

Comunidade recebeu mais uma unidade de saúde

Encerrando as inaugurações do cronograma pelos 166 anos de Lençóis Paulista, ocorreu a entrega da Estratégia de Saúde da Família “Dr. Rowilson Roselli Abiuzzi”, no Jardim Planalto, nesta quinta-feira, 9. O ESF iniciou seu funcionamento hoje, sexta-feira, recebendo inclusive os pacientes do ESF da Cecap, que passará por uma reforma.

A cerimônia teve a presença do prefeito Anderson Prado, do anfitrião do evento, o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, do presidente da Câmara, Nardeli da Silva, do vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, do diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, secretários municipais e dos vereadores Professor Guto, Irani Gorgônio, Andreia Zaratini, Jucimário Cerqueira dos Santos, o Bibaia, Rômulo Paulon Pegolo e Chico Naves, e o presidente da OAB, Glauco Temer Feres. Também participaram familiares do homenageado, a equipe que está em atuação na unidade e servidores da Saúde.

A unidade leva o nome do professor, médico e servidor público, Rowilson Roselli Abiuzzi, que trabalhou por muito tempo no posto do Jardim Ubirama e faleceu em janeiro de 2022.

“Quero agradecer a oportunidade de inaugurar mais um próprio público. E a Saúde e a Educação estão de forma preponderante nessa lista. Nós lutamos por pessoas que trabalham e que precisam de postos abertos a noite, pela mãe que trabalha e precisa da escola integral. Lutamos pelos mais vulneráveis. Nesses anos de governo, buscamos usar o recurso público para o bem-estar da população. A infraestrutura é importante, mas nunca será mais importante que as pessoas. E nesse contexto entra a pessoa do dr. Rowilson. Um homem que demonstrava no olhar o amor pelo próximo. Dr. Rowilson foi alguém especial enquanto médico que escolheu a rede pública. Ele poderia ter ganhado muito mais na iniciativa privada, mas preferiu atender os cidadãos no posto do Ubirama. Ele escolheu o povo, escolheu quem usa a rede pública. Por isso, nada mais justo, nada mais honroso que ele seja eternizado aqui como guardião deste posto de saúde. Não poderíamos ter feito homenagem melhor”, avaliou o prefeito Anderson Prado.

“A memória do Dr. Rowilson ainda mexe com a gente. Nós só temos coisas boas, histórias alegres para contar sobre ele. E esse posto de saúde é muito importante para a comunidade. Quando a gente tem uma obra magnífica como esta, reforça a responsabilidade e compromisso da equipe em dar atendimento digno para a população. O dr. Rowilson, inclusive na pandemia, fui um dos combatentes fortes e fiéis para cuidar da nossa gente. Falar dele é emocionante. Esse posto de saúde passa a ser uma referência”, disse Nardeli.

A ESF localizada no Jardim Planalto tem capacidade para atender até 15 mil pessoas e comportar três equipes de Saúde da Família, em uma das áreas mais populosas da cidade. Ao todo, foram investido R$ 1,7 milhão na construção da unidade, sendo R$ 820 mil do Governo do Estado e R$ 880 mil de recursos próprios.

O secretário de Saúde, Ricardo Conti, comentou como a infraestrutura da unidade contribui para um projeto de saúde pública humanizada. “É uma honra estar aqui hoje na inauguração da nossa nova ESF, que leva o nome de uma figura que todos nós admiramos profundamente. Estamos prestando um tributo a um médico e servidor público que dedicou sua vida ao cuidado dos outros. Como secretário de Saúde, afirmo que nosso trabalho é garantir que todos tenham acesso a serviços de qualidade. E a entrega desta unidade é um passo significativo nesta direção. Aqui vamos oferecer não somente cuidados médicos, mas também programas de prevenção, apoio à família e educação em saúde. Será um local onde a comunidade poderá encontrar conforto e soluções para suas necessidades. Os profissionais que vão atuar aqui, carregam uma grande responsabilidade, mas também uma oportunidade de fazer a diferença na vida das pessoas”.

A família agradeceu a homenagem por meio da filha Daniele de Fátima Fuganholi Abiuzzi Sant'Anna. “Em nome de toda minha família, quero expressar minha profunda gratidão a todos os envolvidos nessa homenagem. Meu pai dedicou sua vida à educação e à medicina, sempre colocando o aprendizado de seus alunos e o bem-estar de seus pacientes em primeiro lugar. Essa nomeação não apenas reconhece o legado do meu pai, mas celebra o seu compromisso com a saúde e o cuidado com o próximo. Agradeço a todos por manterem viva a memória do meu pai”.