Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura realiza ato para entrega das obras de reforma da UPA
08/05/2024 14h52

Prefeitura realiza ato para entrega das obras de reforma da UPA

Reforma da UPA permitiu a criação de novas alas de atendimento

Um ato realizado na terça-feira, 7, marcou a entrega da reforma e ampliação da UPA de Lençóis Paulista, ainda como parte das comemorações pelos 166 anos de Lençóis Paulista. O cronograma de inaugurações de aniversário se encerra nesta quinta-feira, 9, às 17h, com a entrega da ESF “Dr. Rowilson Roselli Abiuzzi”, no Jardim Planalto.

A cerimônia teve a presença do prefeito Anderson Prado, do secretário de Saúde e anfitrião do evento, Ricardo Conti, do vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, do diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, secretários municipais, do presidente da Câmara, Nardeli da Silva, dos vereadores Papa Gois, Irani Gorgonio, Andreia Zaratini, Chico Naves, e o presidente da OAB, subseção Lençóis, Glauco Temer Feres. Também participaram funcionários da UPA, incluindo o SAMU e o Resgate Integrado, e servidores da Secretaria de Saúde.

Em clima de festa, o prefeito Anderson Prado reforçou os investimentos na área de Saúde, como o programa de cirurgias eletivas, investimentos no Hospital Nossa Senhora da Piedade, políticas preventivas e, principalmente a reorganização do orçamento da Saúde, com a contratação de aproximadamente 100 servidores para implantar o Programa Saúde 10, que estendeu o horário de funcionamento dos postos no período noturno e também aos sábados, e aumentou o número de atendimento sem a necessidade de construir novas unidades.

“Começo mais uma vez agradecendo a Deus pela oportunidade deste ato. Este governo lutou e lutará até o último minuto por vidas, por pessoas. A ampliação da UPA é apenas um passo a ser dado nesse sentido. Espero que o próximo prefeito tenha a coragem de entregar a segunda UPA. A Prefeitura é a maior força materna e não me canso de enaltecer esse trabalho, seja ele realizado pelos servidores públicos ou pelos funcionários de organizações criadas para esta finalidade. Temos que ser gratos pelo serviço prestado, embora sejamos remunerados e tenhamos obrigações. O que queremos deixar é um legado de amor ao próximo e respeito. Uma cidade pronta, preparada e evoluída, sem perder o que nos torna diferenciados, que é a humanização no atendimento. Meu objetivo é que este lugar, que é sagrado como disse o vereador Nardeli, salve o máximo de vidas possível. Deixo a todos o meu agradeço sincero e um beijo no coração. Que Deus proteja e abençoe. Sempre”, definiu o prefeito.

A reforma e ampliação da UPA contemplam uma nova recepção, novos consultórios e salas de atendimento, que vão compor uma ala de atendimento psiquiátrico e uma ala de atendimento pediátrico. O custo total da obra foi de R$ 2.258.280,52, incluindo a elaboração do projeto de engenharia, contrapartida municipal e um aditivo para a construção de um abrigo específico para lixo hospitalar. O município recebeu R$ 1 milhão através de recurso do Governo do Estado, através de emenda parlamentar do deputado federal Geninho Zuliani.

“Um ato importantíssimo para nossa comunidade e para nós. Nosso papel, enquanto pessoas públicas, é entregar para a comunidade o que eles merecem. Essa é uma obra para toda a população e é mais um ato que nos dá a sensação de dever cumprido. Aqui não é apenas um espaço físico, aqui é um lugar sagrado para cuidar da vida das pessoas. Nosso povo merece o espaço físico e merece o atendimento de primeira qualidade”, avaliou o presidente da Câmara, Nardeli da Silva.

“Foi uma obra complexa e com diversos entraves porque tivemos o desafio de construir sem parar o atendimento. Tivemos que fazer um trabalho muito elaborado, sempre com objetivo de acomodar, atender melhor e também mais eficaz. Hoje entregamos uma nova UPA, com a nova recepção, uma sala de emergência, farmácia satélite, novas alas de extrema importância, que são a ala infantil e pediátrica. Essa conquista entra para a história de Lençóis Paulista. E vem num momento em que os atendimentos aumentaram, pois temos uma demanda alta devido à epidemia por dengue e das doenças respiratórias comuns dessa estação. Com mais essa entrega, ampliamos o serviço prestado à população, garantindo atendimento humanizado e de qualidade. Queria agradecer a equipe da UPA, do SAMU e do Regaste, que desempenham um trabalho digno aqui dentro. Realizar uma obra desse porte, sem parar o atendimento um único dia, não é fácil. Mas nós fizemos”, destacou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.