Você esta em: Home / Notícias / Cerimônia marca inauguração do CEEIOL Centro Educacional de Ensino Integral Orígenes Lessa
06/05/2024 10h12

Cerimônia marca inauguração do CEEIOL - Centro Educacional de Ensino Integral Orígenes Lessa

Ato formalizou a entrega do Centro Educacional de Ensino Integral Orígenes Lessa

Ainda em ritmo pelas comemorações de aniversário, a Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Educação, realizou uma cerimônia nesta sexta-feira, 3, para formalizar a entrega do CEEIOL, Centro Educacional de Ensino Integral Orígenes Lessa, no prédio onde ficava a antiga Facol. Os alunos iniciaram os estudos na nova unidade em fevereiro.

A cerimônia teve a presença do prefeito Anderson Prado, do secretário de Educação e anfitrião do evento, Railson Rodrigues, do vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, do diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, secretários municipais e dos vereadores Professor Guto e Rômulo Paulon Pegolo. Também participaram a equipe da escola e servidores da Secretaria de Educação. Antes dos discursos, teve apresentações artísticas dos alunos.

Para receber o CEEIOL, uma escola de ensino integral para cerca de 600 alunos do fundamental 2 (sexto ao nono ano), o prédio da antiga Facol passou por uma completa remodelação, com adequação da estrutura física, a compra de novos mobiliários e equipamentos. Os investimentos chegam a R$ 13 milhões até o momento, sendo que R$ 8,1 milhões, foram para aquisição do prédio (após acordo com o Ministério Público, visto que o espaço tinha uma dívida ativa de milhões) e R$ 4,9 milhões, a maior parte proveniente de recursos próprios da Prefeitura, para reforma e mobiliário.

O prefeito Anderson Prado enalteceu o trabalho dos servidores, em especial dos professores, pediu dedicação das crianças e adolescentes aos estudos. “Queria me dirigir aos alunos e alunas do Centro Educacional de Ensino Integral. Vocês não têm ideia da batalha que foi para que este projeto acontecesse. Talvez não tenham percepção da força, investimentos, coragem e ousadia necessários. Nós tivemos coragem de aplicar os recursos públicos no futuro das crianças e jovens de Lençóis Paulista. Nós transformamos a antiga Facol no futuro de Lençóis Paulista. O importante é que vocês tem um lugar digno para estudar, uma escola para chamar de sua e um futuro para abraçar. É isso que o CEEIOL entrega a vocês: o futuro. E espero que o futuro seja generoso com vocês. E para isso vocês precisam se dedicar e entender que os professores são instrumentos de transformação. Dediquem-se à escola, aos estudos, aos amigos e à família”, destacou o prefeito Anderson Prado.

“Hoje é um ato simbólico, de celebração, de um projeto que já começou. Essa escola recebeu muitos recursos nos últimos meses para abrigar o projeto de ensino integral, e continuará a receber investimentos, mas nunca vai estar 'pronta'. A escola é feita de pessoas e por isso está em constante evolução. A inauguração dessa escola está sendo oficialmente formalizada hoje graças ao prefeito Prado que acreditou e quis dar a este espaço a melhor finalidade: a educacional, o objetivo para o qual havia sido projetado inicialmente. Agradeço a oportunidade de poder concretizar esse sonho como secretário de Educação. Para vocês que estão aqui hoje começando a escrever uma nova história, aprendam tudo o que a escola e a equipe podem oferecer, e usufruam da companhia dos seus colegas. Partilhem o momento. Quando eu olho para vocês, me vejo em cada um e sei que vocês saberão aproveitar e fazer a diferença. A Orígenes Lessa é de vocês”, reforçou o secretário de Educação, Railson Rodrigues.

O vereador Professor Guto discursou representando a Câmara de Vereadores. “Agradeço a oportunidade de representar o Legislativo com muito entusiasmo. A palavra entusiasmo significa 'Deus dentro de si'. Então com muito entusiasmo e como entusiasta da educação, quero agradecer ao prefeito e ao secretário Railson, que tiveram a coragem de assumir essa responsabilidade de retomar este espaço educacional. Posso falar isso como com conhecimento de causa, pois aqui fui profissional da rede particular por anos. E hoje estou de volta, com sabor de nostalgia, e vendo a esperança ressurgir em uma nova escola”.