Você esta em: Home / Notícias / DIA MUNDIAL DA SAÚDE: Saúde 10 completa um ano em 100% da rede de Atenção Básica
05/04/2024 14h49

Saúde investe para atendimento humanizado

Às vésperas do Dia Mundial da Saúde (comemorado em 7 de abril), Lençóis Paulista celebra um ano do Programa Saúde 10 em toda a Rede de Atenção Básica. A última unidade a ter horário estendido durante a semana, e também aos sábados, até as 13h, foi a ESF Vitório Boso, em Alfredo Guedes, no dia 5 de abril de 2023.

Pelo Programa Saúde 10, todos os postos da Atenção Básica passaram a funcionar das 7h às 22h, de segunda a quinta, das 7h às 20h às sextas-feiras, e das 7h às 13h aos sábados. Durante o horário ampliado as unidades oferecem consultas médicas, atendimentos de enfermagem, dispensação de medicamentos e vacinação. Em 2023, foram realizadas mais de 38.532 atendimentos médicos e de enfermagem pelo Programa Saúde 10

O secretário de Saúde, Ricardo Conti, além do Saúde 10, elencou diversos programas e políticas que favoreceram a saúde preventiva, melhoria do atendimento e qualidade de vida da população, como a criação do Setor de Zoonoses e contratação de agente de endemias, que têm sido fundamental no combate à dengue, as novas instalações do SAMU e Resgate Integrado, a reforma e ampliação da UPA, a construção da unidade do Jardim Planalto que em breve será entregue à população, entre outras iniciativas.

“Mais um ano cheio de conquistas para a população. Cuidar da saúde de mais de 70 mil lençoenses é um grande desafio. Mas estamos trabalhando comprometidos com a prevenção de doenças, o estímulo à qualidade de vida, e o atendimento humanizado. Temos muita a agradecer a todos os servidores, desde os profissionais da área médica, odontológica e de enfermagem, até as pessoas responsáveis pela limpeza e estrutura de nossa unidade”, destaca o secretário de saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

“O Programa Saúde 10 é umas das principais conquistas do meu mandato, sem dúvida, pois é um projeto que beneficia as pessoas que mais precisam, tendo a oportunidade de encontrar a unidade de saúde aberta até 22h e também aos sábados. Esta é uma política pública que deixo como legado. Também estamos trabalhando para ampliar a nossa rede, com a reforma da UPA, com a inauguração de mais uma unidade, com investimentos na saúde preventiva, para que o crescimento de Lençóis Paulista seja acompanhado por qualidade de vida”, o prefeito Anderson Prado.

VEJA OUTRAS CONQUISTAS DA SAÚDE EM 2023:

- Criação do Setor de Zoonoses e contratação de agentes de endemias;

- Entrega das novas instalações do SAMU e Resgate Integrado, na Secretaria de Saúde;

- Formação da 5ª turma de crianças e adolescentes do Samuzinho;

- Aquisição de quatro veículos novos para o transporte de pacientes;

- Continuidade na realização de cirurgias eletivas;

- Construção da ESF ”Rowilson Abiuzzi Roselli” no Jardim Planalto, com previsão de inauguração para abril de 2024;

- Continuidade no projeto de distribuição de glicosímetros para acompanhamento de diabéticos atendidos na rede municipal;

- Aquisição e Implantação do Programa Implanon, para mulheres em situação de risco social, mulheres com transtornos mentais severos e graves e mulheres que vivem com HIV;

- Programa de Distribuição Gratuita de Fraldas Descartáveis (PDGFD), em que os beneficiários recebem até 120 unidades de fraldas descartáveis por mês;

- Consultório de Atendimento Veterinário Maria José Buranelli Montanholi em Alfredo Guedes.

- Formatura da 1ª turma do curso técnico do Programa Saúde com Agente, para formação técnica dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de Combate às Endemias (ACE).

- Inauguração da Casa da Mulher “Vanda Terezinha Quadrado”,

- Ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde no âmbito da pandemia pela Covid-19 e na área de DSTs/HIV foram premiadas pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado;