Você esta em: Home / Notícias / Conservação da biodiversidade é tema de palestra ambiental
03/04/2024 09h54

Conservação da biodiversidade é tema de palestra ambiental

Trabalho é feito constantemente com empresas para resguardar os animais silvestres

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por meio do convite da Focus Ocupacional, realizou palestra ambiental, durante a SIPATR (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) da NT Cana. O tema abordado levou em consideração o público participante, composta pela equipe de trabalhadores rurais, e que o assunto pudesse ser importante para o conhecimento e rotina de trabalho: a salvaguarda de fauna silvestre.

O município de Lençóis Paulista está localizado em área de transição dos biomas Mata Atlântica e Cerrado, sendo predominante o Cerrado, e cerca de 9,9% (Resolução Semil nº 01/2024) é ocupado com vegetação nativa, ou seja, a área do município apresenta potencial de ocupação agrícola. Foi comentado durante a palestra sobre a importância da preservação dos fragmentos de mata nativa e matas ciliares que formam corredores ecológicos nas bacias do Rio Lençóis e do Rio Claro.

Ao presenciar animais em situação de risco, a orientação é acionar o apoio do serviço do Corpo de Bombeiros para resgate e encaminhamento. A questão dos atropelamentos também é outro agravante, pois muitos animais podem estar em risco e colocar pessoas em risco. A implantação de passagens de fauna se faz necessário e existem placas específicas instaladas com essa indicação. Outro fator é o impacto das ações humanas sobre a vida silvestre, como descarte irregular de lixo em canaviais, sendo que existem serviços públicos para atender essa demanda, ou seja, não se justifica o descarte irregular de resíduos indevidamente, seja qual for a área, urbana ou rural.

Para acionar o serviço do Corpo de Bombeiros, basta ligar para o 193 e avisar sobre o resgate de fauna silvestre em situação de risco, a depender das demandas de prioridades de ocorrências. Trafegar com cautela nas estradas também é uma medida importante, pois há muitos fragmentos de vegetação onde esses animais se abrigam e tentam fazer as travessias. Áreas de novos loteamentos também podem abrigar fauna silvestre e os animais também devem ser respeitados.