Você esta em: Home / Notícias / Meio Ambiente e Lions promovem ação ambiental pelo Dia da Água
25/03/2024 15h44

Meio Ambiente e Lions promovem ação ambiental pelo Dia da Água

Ação envolveu desde plantio à limpeza das margens do Córrego da Prata

O Dia Mundial da Água tem sido marcado em Lençóis Paulista com ações educativas que envolvem alunos da rede municipal de ensino (educação ambiental formal), bem como ações com a comunidade (educação ambiental não formal), como a ocorrida no sábado, 23, com membros do Lions Clube e jovens do Leo Clube.

A ação envolveu primeiramente a recepção dos participantes no Centro de Educação Ambiental, também conhecido como Jardim Sensorial e Zoo de Esculturas, no Parque do Povo. No local todos os participantes foram contextualizados sobre as características naturais de nossa região, sendo uma área de transição dos biomas mata atlântica e cerrado, composição da biodiversidade de flora e fauna, os impactos da urbanização e outras ações antrópicas para este cenário. Na sequência o público conheceu um pouco mais sobre as espécies representadas em esculturas e as plantas do jardim sensorial.

Como ação prática, foi plantado um ipê-amarelo na mata ciliar do Lago da Prata e todos participaram de uma ação de limpeza das margens na coleta de eventuais resíduos descartados irregularmente, principalmente de plásticos, como copos, sacolas, canudos, tampinhas e garrafas espalhados, sendo esta ação importante para que não venham a cair dentro do Lago.

Importante ressaltar que todos devem descartar os resíduos dentro dos contentores e lixeiras mais próximas, assim evitamos a poluição dos recursos hídricos e prejuízos à fauna local. A ação já ocorreu outras vezes em outros pontos da mata ciliar do Córrego da Prata, segundo maior curso d'água que atravessa a área urbana, afluente do Rio Lençóis.

Ao todo, cerca de 20 pessoas entre adultos e jovens, participaram e contribuíram para a ação de educação ambiental, que tende a se repetir anualmente, como celebração ao Dia da Água, uma das datas fixadas pela Lei Municipal nº 3976/2009 em Lençóis Paulista.