Você esta em: Home / Notícias / Após mutirão de avaliação oftalmológica, idosos serão encaminhados para cirurgia de catarata
21/03/2024 10h18

Mutirão foi voltado aos idosos para identificar catarata

A Secretaria de Saúde realizou um mutirão de avaliação oftalmológica na terça-feira, 19, voltado para idosos e com foco na identificação e correção da catarata. Ao todo, 127 pessoas estavam agendadas para fazer os exames que aconteceram no Ambulatório de Especialidades da Avenida Brasil. Desse total, 40 pacientes não compareceram para realizar a avaliação. Os idosos com diagnóstico de catarata serão encaminhados para procedimentos cirúrgico, o que também deve ser feito em forma de mutirão.

“A cirurgia de catarata é um procedimento relativamente simples que traz muitos benefícios. Resolvemos atender essa demanda, porque ela realmente é uma questão de saúde pública. Ao devolver a visão para essas pessoas, principalmente idosos, estamos garantindo não só qualidade de vida para eles, mas também evitando acidentes causados pela falta de visão, como quedas e outros acidentes, que acabam chegando ao nosso sistema de saúde”, explica o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

“Desde o primeiro ano do meu mandato adotamos uma política de realizar os mutirões para zerar as filas por cirurgias eletivas, que são aqueles procedimentos que não têm tanta urgência mas que, uma vez realizados, transformam a vida das pessoas. A catarata além de dificultar a execução das tarefas do dia a dia, também pode evoluir para quadros mais graves. E fico muito feliz de assim encerrar o meu mandato, investindo em políticas públicas, para as pessoas que mais precisam, tenham mais qualidade de vida”, avalia o prefeito Anderson Prado.

A catarata é uma doença que torna a visão opaca e tem como uma de suas causas o envelhecimento. Geralmente ocorre após os 60 anos. O procedimento não requer internação, a recuperação é rápida e o paciente está liberado para retomar suas atividades normais em apenas uma semana.