Você esta em: Home / Notícias / Com avanço da dengue em todo o país, Lençóis tem mais de 350 casos confirmados da doença
19/03/2024 15h30

A dengue continua avançando em todo o país e Lençóis Paulista já contabiliza 361 casos confirmados em 2024. Além disso, a Secretaria de Saúde confirmou o óbito de um idoso devido à complicações da doença. Outros dois óbitos de idosos estão em investigação. Duas pessoas estão hospitalizadas no momento.

Em 2024, já foram registradas 1.174 notificações de dengue. Além dos 361 casos positivos, foram 694 resultados negativos. 29 aguardam resultado e 90 foram descartados.

“Mais uma vez estamos pedindo à população cuidado redobrado no combate ao criadouro, especialmente nos lares onde há idosos, que são o grupo que mais tem sofrido com as complicações da doença. Estamos utilizando todos os nossos recursos disponíveis na busca e combate ao mosquito Aedes aegytpi. Como os casos têm aumentado por toda a cidade, as equipes de agentes comunitários estão completamente com o trabalho de bloqueio. Estamos realizando nebulização todos os dias, inclusive aos sábados. Precisamos do reforço da população nesse momento”, pediu o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Além das equipes de saúde, a Secretaria de Educação também tem realizado um trabalho de conscientização com os alunos da rede municipal, inclusive nas creches, em dinâmicas e atividades lúdicas, com objetivo de que as crianças também contribuam no combate aos criadouros. Neste momento, é recomedado o uso de repelentes como forma de se prevenir. Para crianças menores de dois anos, idosos e pessoas com alguma comorbidade, a aplicação de repelentes deve seguir recomendação médica.

SINTOMAS

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (maior que 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Quem apresentar esses sintomas deve procurar atendimento médico e não tomar nenhum medicamento por conta própria.

CIDADE 10

A população também pode colaborar com a Secretaria de Saúde denunciando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti pelo Cidade 10. Basta adicionar o número 3269 7010 no seu celular, tirar a foto do problema e mandar pelo WhatsApp para esse número, junto com o endereço ou a localização GPS, para que a Prefeitura possa checar.