Você esta em: Home / Notícias / Infecções por Covid aumentam em todo o país e Lençóis tem 68 casos ativos da doença
13/03/2024 09h16

É importante estar com a vacinação em dia

A Secretaria de Saúde faz um alerta para os aumentos de casos de Covid em 2024, principalmente após o carnaval. A infecção pela doença cresceu em todo o país. Em Lençóis Paulista, em 2024, até o momento foram registrados 651 casos positivos. Desse total, 68 estão ativos. Três pessoas estão hospitalizadas. Em fevereiro, foi registrado um óbito de um idoso em decorrência da doença. Em todo o Estado de São Paulo, a nova onda de Covid representa um acréscimo de 85% nos casos.

“Esse aumento nos casos de Covid-19 vem acontecendo em todo o país, principalmente após os eventos de grande aglomeração. Somado ao surto de dengue, temos registrado um aumento acima do normal nos postos de saúde. Por isso, estamos mais uma vez apelando para o senso de responsabilidade das pessoas. Em caso de sintomas gripais, procure atendimento médico. Outras medidas como higienização das mãos com álcool gel, a etiqueta respiratória em tapar o nariz e a boca ao tossir e espirrar e mesmo a utilização das máscaras em caso de sintomas gripais continuam valendo”, lembrou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Outra recomendação dos órgãos de Saúde é a atualização das doses contra a Covid-19, principalmente entre os idosos e grupos de risco, que estão mais vulneráveis às complicações da doença. A vacina bivalente está disponível na ESF do Júlio Ferrari e no Ambulatório de Especialidades. Também é importante vacinar as crianças.

No caso de testagem positiva, é recomendada o isolamento do paciente. O protocolo é afastamento do trabalho e outras atividades por sete dias. É fundamental o uso de máscaras enquanto houver sintomas, até mesmo dentro de casa, para não transmitir a doença para demais membros da família.

Segundo o vacinômetro disponibilizado pelo governo de São Paulo, 89,87% da população do estado de São Paulo está com o esquema vacinal completo. A cobertura é menor entre as crianças: considerando a faixa de seis meses a 11 anos, só 50,33% estão com esquema vacinal completo.