Você esta em: Home / Notícias / Integrantes da CIPA participam de capacitação
13/02/2012 20h58

Integrantes da CIPA participam de capacitação

Os integrantes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura participam até quarta-feira, do curso de capacitação para cipeiros. Com 20 horas de duração, o curso é coordenado pelo Técnico em Segurança do Trabalho e Administrador de Empresas, Juliano Danelon da Silva, por meio da empresa Ambiental Qualidade de Vida no Trabalho.

A capacitação busca levar aos integrantes da comissão, o conceito e as atribuições da Cipa, suas responsabilidades, os equipamentos de proteção individual e coletiva, os riscos ambientais e noções de primeiros socorros. O curso é estruturado de acordo com a Norma Regulamentadora 5, que dispõe sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, aprovada pela Portaria 3214 de junho de 1978.

“Quando falamos sobre acidentes de trabalho, o ideal é que sempre sejamos preventivos, ou seja, possamos efetuar a prevenção desses acidentes”, completa o coordenador do Curso. Para o diretor de Recursos Humanos da Prefeitura, Marcos Norabele, a CIPA tem sido uma parceria importante nos últimos anos para a prevenção de acidentes. “Sempre que possível, vamos atender as solicitações dos integrantes da Comissão. Essa capacitação é fundamental para que os membros da CIPA possam desenvolver seu trabalho de forma satisfatória”, completou.

Atribuições

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.

Todas as empresas, sejam privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados devem constituir CIPA e mantê-la em regular funcionamento.