Você esta em: Home / Notícias / Prefeito sanciona o projeto “Criando Raízes”
06/03/2024 14h44

Prefeito sanciona o projeto “Criando Raízes”

Viveiro vai disponibilizar mudas para arborização urbana

O prefeito Anderson Prado sancionou o projeto “Criando Raízes”. A iniciativa foi proposta pelos vereadores Papa Gois, Professor Guto e Glauco Temer Feres, e consiste na doação de uma muda de árvore para cada criança nascida em Lençóis Paulista, estimulando a arborização urbana.

A política de distribuição de mudas de árvores para os nascidos na maternidade do Hospital Nossa Senhora da Piedade teve início em 2018, com o Programa Nascer Sustentável. O projeto “Criando Raízes”, sancionado em dezembro de 2023, representa a regulamentação desta política pública.

“Fico muito feliz em poder regulamentar este projeto de lei, que é mais uma política pública no sentido de estimular a arborização urbana. Esta iniciativa é muito bonita, pois o plantio da árvore marca a chegada de um bebê na família. Este vínculo, de acompanhar o crescimento de um ser humano e de uma planta, ajuda a criar uma relação de responsabilidade e cuidado”, lembrou o prefeito Anderson Prado.

A maternidade do município vai informar os pais ou responsáveis da existência do projeto e entregar um vale que dará direito a uma muda de árvore. As espécies, propícias para a arborização urbana, poderão ser retiradas no Viveiro João Romano (anexo ao Parque do Povo) num prazo de até 180 dias, contados a partir do nascimento da criança. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente explicará como deve ser feito o plantio.

Além de crescer e se desenvolver junto com a criança, a árvore plantada irá compôr o cenário da paisagem urbana, interferindo positivamente na qualidade de vida da população, trazendo benefícios para a oxigenação do ar, combate à poluição, sombreamento, climatização e valorização da biodiversidade da flora e da fauna. São por esses fatores que a arborização urbana tem sido avaliada como questão de saúde pública, pois está ligada diretamente aos seres humanos e à vida nas cidades.

“A maternidade do Hospital Nossa Senhora da Piedade já está utilizando o vale, com informações como o nome da criança e a data de nascimento. Com certeza, a árvore será mais uma lembrança feliz deste momento da família. É um projeto que incentiva o plantio na área urbana, resultando em beleza, qualidade de vida, e principalmente, saúde para as futuras gerações”, conclui o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.