Você esta em: Home / Notícias / Saúde inicia trabalho de conscientização contra a dengue nas escolas
05/03/2024 11h19

Saúde inicia trabalho de conscientização contra a dengue nas escolas

Trabalho de conscientização é feito com crianças e adolescentes

A Secretaria de Saúde iniciou um trabalho de conscientização contra a dengue com os alunos da rede pública, tanto municipal quanto estadual. O objetivo é reforçar as informações de eliminação dos criadouros do Aedes aegypti e principais sintomas da doença para que os estudantes atuem como multiplicadores, tanto em suas casas como no próprio ambiente escolar.

Na sexta-feira, 1º, teve ação com os alunos dos terceiros anos da escola municipal Lina Bosi Canova. As crianças tiveram uma pequena palestra sobre a dengue e desenvolveram atividades lúdicas. Teve até boneco do Aedes aegytpi para que os alunos saibam identificar o inseto e distribuição de pulseirinhas.

Nesta segunda-feira, 4, os agentes comunitários do EACS Centro desenvolveram atividades com os alunos da escola estadual Virgílio Capoani.

Lençóis teve 186 casos de dengue confirmados. Foram 679 notificações este ano. Deste total, 354 tiveram resultado negativo, 51 foram descartados e 88 aguardam resultado.

CIDADE 10

A população também pode colaborar com a Secretaria de Saúde denunciando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti pelo Cidade 10. Basta adicionar o número 3269 7010 no seu celular, tirar a foto do problema e mandar pelo WhatsApp para esse número, junto com o endereço ou a localização GPS, para que a Prefeitura possa checar.

DENGUE

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegytpi. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Caso apresente algum destes sintomas, procure um médico e não faça automedicação.