Você esta em: Home / Notícias / Saúde realiza gincana e mutirão de limpeza contra a dengue
29/02/2024 13h54

Saúde realiza gincana e mutirão de limpeza contra a dengue

Em todo o Estado de São Paulo, a sexta-feira, 1º de março, será o dia D de combate à dengue, com ações práticas e educativas para eliminar os criadouros do mosquito da dengue.

Além das visitas casa a casa para identificação e controle dos criadouros, ações de bloqueio e nebulização (que está ocorrendo inclusive aos sábados), a Secretaria de Saúde realiza uma gincana com alunos da escola municipal Lina Bosi Canova, nesta sexta-feira, a partir das 16h. O objetivo é conscientizar e transformar as crianças em multiplicadoras das informações de combate à dengue. As escolas também vão receber material informativo para trabalhar a prevenção à doença com alunos.

Na terça-feira, 5 de março, o mutirão de coleta de inservíveis, com foco em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegytpi, passará pela Cecap. A orientação é que os moradores retirem dos quintais utensílios que possam acumular água, como baldes, tonéis, pneus e garrafas e deixem na calçada para a coleta. O bairro tem 10 casos positivos de dengue confirmados.

“Estamos com força total nas ruas, com os agentes comunitários de saúde, os agentes de endemia e com apoio da Sucen, na realização do fumacê, para combater o mosquito. Acompanhando o calendário estadual, vamos iniciar o trabalho educativo com os alunos da rede municipal. Fica nosso apelo à população para que ajudem no combate à dengue, verificando se existem recipientes com água em casa. Lembramos que também é importante procurar uma unidade de saúde ao apresentar os sintomas. É fundamental ser acompanhado por um médico”, lembrou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Lençóis teve 157 casos positivos de dengue confirmados até quinta-feira, 29. Foram 568 notificações este ano. Deste total, 281 tiveram resultado negativo, 45 foram descartados e 85 aguardam resultado.

CIDADE 10

A população também pode colaborar com a Secretaria de Saúde denunciando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti pelo Cidade 10. Basta adicionar o número 3269 7010 no seu celular, tirar a foto do problema e mandar pelo WhatsApp para esse número, junto com o endereço ou a localização GPS, para que a Prefeitura possa checar.

DENGUE

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegytpi. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Caso apresente algum destes sintomas, procure um médico e não faça automedicação.