Você esta em: Home / Notícias / Saúde realiza mais um “fumacê” na Cruzeiro, nesta quarta Feira, 28
28/02/2024 09h41

Saúde realiza mais um “fumacê” na Cruzeiro, nesta quarta-feira, 28

Saúde realiza nova aplicação de inseticida nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 28, a Secretaria de Saúde realiza mais uma aplicação de inseticida contra o mosquito da dengue na região da Vila Cruzeiro, a partir das 19h, conhecido como “fumacê”. A iniciativa tem como objetivo matar o mosquito Aedes aegypti numa das localidades onde há mais concentração da doença. Para exterminar os pernilongos infectados é recomendado até quatro ciclos de aplicação do inseticida, com intervalo de aproximadamente uma semana cada.

A passagem do carro com o equipamento ainda terá apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil e Departamento Municipal de Trânsito.

O equipamento atomizador é uma máquina utilizada para nebulização, com finalidade de matar o mosquito adulto. O aparelho garante que a pulverização seja feita em um raio maior e alcance locais como telhados e calhas, e até objetos que estejam no chão, sem precisar entrar nas residências. O equipamento que será utilizado na nebulização desta quinta-feira foi emprestado pela Sucen e a Secretaria Municipal de Saúde está finalizando a compra de um atomizador próprio.

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O primeiro sintoma é a febre alta (maior que 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Quem apresentar esses sintomas deve procurar atendimento médico e não tomar nenhum medicamento por conta própria.

VEJA COMO PROCEDER DURANTE A NEBULIZAÇÃO COM ATOMIZADOR:

- Mantenha portões, portas, janelas e cortinas abertas para facilitar a entrada do inseticida na casa;

- Guarde em local fechado ou proteja alimentos, filtro d'água, utensílios de cozinha e higiene pessoal;

- Tire as roupas do varal;

- Guarde as roupas de cama e banho;

- Isole animais de estimação, proteja gaiolas e aquários;

- Proteja as vasilhas dos animais;

- Isole pessoas doentes ou alérgicas em um cômodo da residência;

- Certifique-se que sua casa não tem criadouros do Aedes aegypti.