Utilize as funções de acessibilidade
Lençóis Paulista, 24 de Junho de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura vai licitar quarta etapa para execução das obras do Jardim Botânico
26/02/2024 15h45

Prefeitura vai licitar quarta etapa para execução das obras do Jardim Botânico

Na foto, área que vai receber a 4ª etapa do projeto para implantação do Jardim Botânico

O prefeito Anderson Prado sancionou Lei para abertura de crédito especial visando a transferência de recursos para o início da quarta etapa para implantação do Jardim Botânico. Os recursos serão liberados pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Turismo, dentro do fundo que instituiu o programa do Município de Interesse Turístico (MIT). A Prefeitura aguarda agora a liberação dos recursos do Governo do Estado para iniciar o processo de licitação que vai definir a empresa responsável pela execução das obras. Nesta etapa, as obras contemplam a implantação do Jardim Sensorial, Mini Zoológico de Esculturas e Viveiro de Mudas em um novo espaço integrado e melhor estruturado, que irá compor as instalações do futuro Jardim Botânico na área da antiga Sidelpa. O objetivo da ação é fomentar o turismo e de que o espaço também seja usado para educação ambiental por alunos da rede municipal pública e privada. A coordenação do projeto está sob a responsabilidade das Secretarias de Turismo e Agricultura e Meio Ambiente e a área de engenharia civil, da Secretaria de Obras e Infraestrutura.

O Jardim Sensorial terá palco de atividades, banheiros e depósitos, totalizando uma área construída de 68,55 metros quadrados. As esculturas de animais existentes no mini zoológico, instalado no Parque do Povo, serão realocadas para o novo espaço, e instaladas nas laterais do novo Mini zoológico de esculturas. Toda a área receberá dispositivos para acessibilidade para pessoas com deficiência de locomoção e visual, com pisos podotáteis e placas em braile, e dimensões da circulação e ambientes para trânsito de cadeiras de roda, bem como banheiro PCD. Serão instaladas novas floreiras e implantada calçada sensorial no novo espaço. Já o Viveiro de Mudas vai receber um canteiro de terra vegetal para o plantio de mudas. O projeto totalizará uma área de 2.073 metros quadrados nesta etapa.

O projeto

Com uma área aproximada de 60 mil m², o projeto do Jardim Botânico, foi proposto pelo município em 2017 e aprovado pelo COMTUR em dezembro do mesmo, buscando a revitalização da área da antiga Sidelpa. A implantação do Parque Botânico tem como objetivos principais a construção de espaços para: conservação e exposição de diferentes espécies da flora, em especial a local; fomento da cultura ecológica; promoção da educação ambiental; integração ampla à área do Parque do Povo e Recinto de Exposições da Facilpa; compor a oferta turística do município; desenvolver as potencialidades turísticas locais; e atrair e consolidar o fluxo turístico de visitantes.

“O Macroprojeto está sendo executado em etapas. Estamos planejando a entrega dos primeiros equipamentos do projeto no início do 2° semestre: o Orquidário, o Centro de Educação Ambiental e o Bloco Administrativo. Os parques e jardins botânicos possuem capacidade de atrair uma grande quantidade de turistas, bem como visitantes locais que buscam experiências visuais, culturais, sensoriais, ecológicas e de contemplação. Atrativos desse tipo contribuem significativamente para o turismo sustentável”, explica a secretária de Turismo, Joelma de Andrade Taioque.

 

notícias relacionadas

Tags: prefeitura, licitar, quarta, etapa, para, execução, obras, jardim, botânico.

newsletter

2014 © Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista
Praça das Palmeiras, 55 - Centro: 18.682-900
CNPJ: 46.200.846/0001-76
Telefone: (14) 3269-7000

voltar ao topo