Você esta em: Home / Notícias / Defesa Civil realiza simulado na Vila Contente; confira também outras ações realizadas contra enchentes
22/02/2024 11h17

Tempo de resposta ao atendimento de uma ocorrência foi considerado satisfatório durante a realização do simulado

Coordenadoria de Defesa Civil realizou o simulado para testar os procedimentos de atendimento a pessoas residentes em áreas de risco de enchente na manhã desta quarta-feira, 21, na Vila Contente. A ação envolveu membros da Defesa Civil de Lençóis Paulista, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU/RI, Guarda Civil Municipal e servidores da Prefeitura, lotados nas secretarias de Motomecanização, Saúde, Assistência Social, Obras e Infraestrutura, Departamento de Trânsito e do SAAE.

O simulado é uma ação preventiva para testar os procedimentos, a logística e o trabalho articulado das equipes designadas para o atendimento de uma situação de inundação, e vem sendo realizado desde 2017. O procedimento consiste em reunir as viaturas, contingente humano e todos os aparatos públicos que podem prestar socorro à população em situações de enchentes ou alagamentos, retirando os moradores no menor tempo possível, prevenindo vítimas e reduzindo danos e prejuízos por área.

“Todos os anos, desde 2017, a Defesa Civil Municipal vem realizando este simulado com o objetivo de fazer a evacuação das pessoas que residem em áreas de risco. Estamos muito satisfeitos com a participação das equipes. O tempo de resposta dos agentes acionados, foi satisfatório para que o socorro seja realizado de forma eficaz”, explicou o Coordenador da Defesa Civil, o sargento PM da Reserva do Corpo de Bombeiros, Gerson Gomes dos Santos.

A Defesa Civil do Estado de São Paulo, estabelece o período de 1º de dezembro de 2023 a 30 de março de 2024, como crítico de chuvas. A Coordenadoria Municipal intensifica as ações de fiscalização e prevenção de enchentes, com divulgação de boletins diários e ações práticas, como a fiscalização e rebaixamento de represas e do Lago da Prata.

AÇÕES PRÁTICAS

A Prefeitura de Lençóis Paulista e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, num trabalho integrado, vem realizando uma série de ações para minimizar o risco de enchente durante o período crítico de chuvas, estabelecido pela Defesa Civil Estadual como o intervalo compreendido entre 1º de dezembro de 2023 a 31 de março de 2024.

DESAPROPRIAÇÕES

Uma das ações mais importantes adotadas pela Prefeitura para a prevenção de enchentes é a retirada de moradores das áreas de risco, especialmente as que residem às margens de rios e córregos. Esse trabalho é feito por meio da desapropriação desses imóveis e sua demolição, para evitar que eles sejam novamente ocupados.

As desapropriações seguem um plano estabelecido pelo Município, sob o acompanhamento do Ministério Público, sendo realizadas mediante a observância da disponibilidade orçamentária. Além da disponibilidade orçamentária, para proceder as desapropriações a Prefeitura vem se utilizando de critérios sociais, econômicos e de riscos, tendo sido priorizado a região baixa da Vila Contente e Baccili que está mais susceptível de alagamentos. As desapropriações da área de risco tiveram início em 2019, sendo que até o momento 53 (cinquenta e três) imóveis foram desapropriados na região baixa da Vila Contente e Baccili, com um investimento aproximado de R$ 4 milhões.

Em novembro de 2023, teve início a execução de obras para o desassoreamento do Rio Lençóis, dentro do programa Rio Vivos, ação liderada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo. Atualmente está sendo realizado o desassoreamento do Córrego Corvo Branco pelo mesmo programa. Os locais para intervenção e realização dos serviços foram sugeridos em relatório técnico do IPT, que realizou o mapeamento de áreas de risco da cidade.

A limpeza dos canais de drenagem e o desassoreamento melhora a capacidade de escoamento e, consequentemente, a sua vazão e armazenamento, sendo esta, mais uma atividade que se soma no combate aos eventos que causam as enchentes e inundações.

No dia 19 de dezembro, foi feito o rebaixamento do Lago da Prata. O objetivo é prevenir o impacto no período de mais chuvas, de janeiro a março, e reduzir o risco de enchentes e alagamentos. A ação foi realizada por membros da Defesa Civil com apoio de servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Motomecanização. O rebaixamento do Lago é feito com a retirada das lâminas de contenção, o que possibilita que o volume de água que escoa do Córrego da Prata para o Rio Lençóis seja reduzido, evitando um estrangulamento do Rio Lençóis próximo ao Jardim Primavera, dando mais fluidez ao rio, evitando sua elevação no Centro da cidade.

Além do Lago da Prata, oito represas localizadas na zona rural, que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis, também serão rebaixadas. O objetivo é que essas represas sirvam como piscinões, pois vão receber a água das chuvas e evitar que elas cheguem de uma só vez aos rios e córregos da região.

“O rebaixamento do Lago e das represas são ações de orientação técnica, que já vem sendo executadas nos últimos anos e que tem se mostrado muito importante para minimizar o risco de inundação durante o período de grande volume de chuva”, avalia o sargento Gerson Gomes dos Santos. O vereador licenciado e secretário de Motomecanização, Francisco de Assis Naves, o Chico Naves, também acompanhou a realização do simulado na quarta-feira.