Você esta em: Home / Notícias / Com surto em todo o Brasil, Lençóis chega a 100 casos de dengue; Saúde intensifica ações e compra novo equipamento para matar o mosquito Aedes aegypti
20/02/2024 11h56

Trabalho de nebulização terá reforço nos próximos dias

O Estado de São Paulo e todo o Brasil enfrentam um surto de dengue, com milhares de casos e muitos óbitos. Lençóis Paulista chegou a 100 casos confirmados da doença nesta segunda-feira, 19. Além disso, o município registrou uma morte suspeita por dengue. Trata-se de um homem com comorbidades. Uma amostra foi enviada para análise e aguarda a confirmação pelo Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, o que pode levar até 30 dias.

O Brasil registrou 555.583 mil casos de dengue, entre suspeitos e confirmados, neste ano. No Estado de São Paulo já registrou 55.317 casos desde o início de 2024, 15 mortes suspeitas e 21 sob investigação.

Ao todo já são 334 notificações da doença em Lençóis Paulista. Dos 100 casos positivos, 93 são autóctones (contraídos no próprio município). 150 exames tiveram resultado negativo, 63 aguardam resultado e outros 21 foram descartados.

“Desde o ano passado, diante das informações encaminhadas através dos órgãos técnicos como Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, nós estávamos nos preparando, monitorando a doença e nos preparando para o avanço dos casos. Nós estamos intensificando as ações de combate ao criadouro e também ao mosquito adulto, com a contratação dos agentes de endemias e novos equipamentos, e constantemente orientando a população em como proceder sob a suspeita da doença. Infelizmente já chegamos a 100 casos. A situação é grave em diversos municípios do Estado e não vamos deixar acontecer o mesmo em nossa cidade. Por isso reforçamos que, mesmo com todas as ações do Poder Público, é fundamental o envolvimento da população no combate à dengue”, destaca o prefeito Anderson Prado.

A Secretaria de Saúde está finalizando a compra de um equipamento atomizador. Trata-se uma máquina utilizada para nebulização, com finalidade de matar o mosquito adulto. O aparelho garante que a pulverização seja feita em um raio maior e alcance locais como telhados e calhas, e até objetos que estejam no chão, sem precisar entrar nas residências. Além disso, nesta terça-feira, 20, a Secretaria de Saúde recebeu a visita de um técnico da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para avaliação da situação na cidade e requisitar mais apoio do Estado.

“Nós empregamos parte dos recursos que recebemos do Governo do Estado para o combate à dengue para a compra de um atomizador, que em breve estará a serviço do município. Esse equipamento vai ser um reforço no combate ao mosquito da dengue e a pulverização acontecerá nas áreas onde há maior concentração de casos. As equipes de agentes comunitários de saúde e de agente de endemias continuarão realizando a nebulização casa a casa, com o aparelho costal, nas áreas onde são registrados os casos positivos. Além disso, também estamos requisitando o empréstimo de um aparelho atomizador para a Sucen, a fim de ampliarmos esse trabalho de combate ao mosquito adulto”, explicou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

SINTOMAS

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (maior que 38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Quem apresentar esses sintomas deve procurar atendimento médico e não tomar nenhum medicamento por conta própria.