Você esta em: Home / Notícias / BMOL e Espaço Cultural Cidade do Livro são selecionados em editais do Sistema Estadual de Bibliotecas
14/02/2024 15h37

Na foto, tablets recebidos pela BMOL para o desenvolvimenhto do projeto

Projetos da Biblioteca Municipal Orígenes Lessa e do Espaço Cultural Cidade do Livro, foram selecionados nos meses de novembro e dezembro, em dois editais promovidos pelo Sistema Estadual de Bibliotecas (SisEB): o Projeto Humanoteca e o de Competência Informacional e Letramento Digital. No âmbito do Projeto Humanoteca, o Espaço Cultural (que abriga o acervo histórico e a biblioteca digital do município) desenvolverá projeto de memória, direcionado para a interação com a comunidade local.

Este programa tem como meta integrar relatos e experiências dos públicos ao acervo e aos serviços, tanto físicos quanto digitais, abordando temas essenciais para os territórios atendidos. Essa iniciativa não apenas enriquece o conteúdo do acervo, mas também fortalece os laços entre a instituição e a comunidade, oferecendo uma abordagem inclusiva e autêntica. Para o desenvolvimento deste projeto, uma equipe de funcionários recebeu formação e mentoria de profissionais do Museu da Pessoa, de São Paulo. No edital de Competência Informacional e Letramento Digital, a Biblioteca Orígenes Lessa (BMOL), desempenha um papel vital em um projeto que reconhece a importância do letramento digital e da competência informacional em um mundo cada vez mais conectado.

Este projeto prevê a seleção de 35 bibliotecas paulistas para receberem doações de tablets e livros, visando promover a atualização e renovação de equipamentos digitais. O desenvolvimento de programas que incentivem a leitura e a busca por informações seguras, valorizando o papel das bibliotecas públicas e aumentando sua visibilidade, também integram o escopo de desenvolvimento do projeto.

Os projetos incluem a valorização das bibliotecas públicas, a promoção do crescimento e consolidação da competência em informação e do letramento digital, assim como o aumento da visibilidade para atrair novos públicos. O acesso facilitado aos conteúdos, às coleções, à divulgação e acesso da Biblioteca Digital da BMOL e aos programas da BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, complementa esse esforço em oferecer serviços especializados e gratuitos para a comunidade. Para o desenvolvimento do projeto, a BMOL recebeu unidades de tablets que após a configuração, serão disponibilizadas na biblioteca para que os usuários consigam acessar as plataformas gratuitas para pesquisas e da Biblioteca Digital, por meio do Conecta Cidadão.

As ações consolidam a Biblioteca Municipal Orígenes Lessa e o Espaço Cultural Cidade do Livro como instituições culturais dinâmicas e comprometidas com a promoção do acesso à informação e à cultura. “Esta é mais uma ótima notícia no segmento cultural neste início de ano. A BMOL e o Espaço Cultural são importantes equipamentos culturais para preservar a história de Lençóis Paulista. Os dois espaços desenvolvem ações de excelência em suas respectivas áreas de atuação. Em 2023, celebramos os 120 anos de nascimento de Orígenes Lessa, patrono da BMOL e realizamos uma grande reforma no espaço, instalando em todas as dependências, dispositivos de acessibilidade”, completou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.