Você esta em: Home / Notícias / Lençóis tem mais de 70 casos de dengue confirmados; Saúde intensifica nebulização em locais de casos positivos
09/02/2024 15h12

Saúde intensifica ações para combater o mosquito

Lençóis Paulista já tem mais de 70 casos de dengue confirmados em 2024. Embora ainda não tenham sido registrado óbitos, a Secretaria de Saúde pede à população que ajude no combate aos criadouros em casa. Até o dia 6 de fevereiro, foram 72 casos positivos da doença, sendo 67 autóctones (com a transmissão no próprio município). Em 2024 foram 226 notificações, 88 resultados negativos, 14 descartados e 52 aguardando resultado. Uma pessoa está internada com suspeita da doença.

Como ação prática, as Secretarias de Saúde e de Agricultura e Meio Ambiente estão realizando mutirões de coleta de inservíveis desde janeiro. Os agentes comunitários de saúde estão orientando os moradores a fazer a limpeza regular dos quintais, bem como a checagem de rotina contra os criadouros, além de informar sobre o mutirão. O cronograma vem sendo desenvolvido de acordo com as notificações e de casos. O mutirão já passou pela Vila Cruzeiro, São João, Repke, Contente, Baccili, Mamedina e Primavera.

Além disso, as equipes de agentes comunitários de saúde e de agente de endemias intensificaram os procedimentos de bloqueio e nebulização e estão trabalhando até mesmo aos sábados.

O bloqueio é feito após a notificação da doença. Quando existem casos suspeitos é traçado um raio de 150 metros da residência de onde veio a notificação, e os agentes comunitários de saúde realizam ações de orientação à população que mora nessa área, sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Já a nebulização é feita no raio em que houve a confirmação da doença, com a dispersação de inseticida, visando matar o mosquito adulto e assim frear a transmissão. As nebulizações também estão sendo realizadas aos sábados.

Um estudo recente divulgado pelo Ministério da Saúde concluiu que três em cada quatro focos do mosquito da dengue estão dentro dos lares brasileiros. Com o calor acima da média trazido pelo El Niño, e as chuvas, o número de casos disparou: são 345 mil no país; 56 mil só no estado de São Paulo. O ideal é que toda pessoa faça, uma vez por semana, uma busca na sua casa por qualquer recipiente ou qualquer local que possa acumular água.

“Muitas vezes a presença de pernilongos em casa se dá em decorrência de um criadouro que passa despercebido: uma bandeja de geladeira acumulando água, uma calha entupida, um vaso de planta esquecido, enfim, várias locais possíveis. Com o forte calor, em questão de poucos dias já é possível notar a presença de pernilongos. Nós estamos mais uma vez pedindo às pessoas que façam essa checagem. A dengue é uma doença muito grave, que pode deixar sequelas ou mesmo levar à morte”, reforça o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

SINTOMAS

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

CIDADE 10

A população também pode colaborar com a Secretaria de Saúde denunciando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti pelo Cidade 10. Basta adicionar o número 3269 7010 no seu celular, tirar a foto do problema e mandar pelo WhatsApp para esse número, junto com o endereço ou a localização GPS, para que a Prefeitura possa checar.

FAÇA UM CHECKLIST CONTRA O AEDES AEGYPTI EM SUA CASA

- Aparadores de água de filtro

- Área de descarte de sacos de lixo

- Bandejas de ar condicionado/geladeiras