Você esta em: Home / Notícias / Equipes de saúde orientam sobre a prevenção à Gravidez na Adolescência
08/02/2024 14h14

Equipes de saúde orientam sobre a prevenção à Gravidez na Adolescência

Informação é a chave para prevenir gravidez na adolescência

O mês de fevereiro começou com a "Semana da Prevenção e Conscientização sobre a Gravidez Precoce", instituída em Lençóis Paulista por meio da Lei Municipal 5497, de 5 de novembro de 2021. A legislação acompanha o calendário federal no objetivo de informar as adolescentes e seu núcleo familiar sobre os riscos e desafios de uma gestação nesta faixa etária.

Como ação prática, as equipes da Atenção Básica estão fazendo orientações e tirando dúvidas sobre o tema na sala de espera. O assunto é discutido entre os públicos de diversas faixas etárias. Os profissionais de saúde reforçam os direitos contraceptivos das adolescentes, os impactos, principalmente sociais, que uma gravidez precoce acarretam na vida das jovens e orientam os próprios adolescentes, pais e responsáveis a procurarem uma unidade de saúde para sanar dúvidas.

O objetivo da Semana da Prevenção e Conscientização sobre a Gravidez Precoce é chamar a atenção para este tema e disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

A gravidez na adolescência é uma questão de saúde pública e também tem fortes impactos sociais. Além de estar sujeita a maior ocorrência de complicações, como abortamento, diabetes gestacional, parto prematuro e depressão pós-parto, a maternidade precoce repercute negativamente na formação educacional das jovens, com elevado índice de abandono do recém-nascido.

Muitas adolescentes são levadas a interromper os estudos por causa da gestação e cuidados iniciais com o bebê, refletindo-se de forma desfavorável em sua condição social e econômica, e dificultando a sua inserção no mercado de trabalho.