Você esta em: Home / Notícias / Mutirão de coleta de inservíveis, com foco no combate à dengue, passa pela Vila Repke e Jardim Primavera na segunda Feira, 5
02/02/2024 09h45

Mutirão de coleta de inservíveis, com foco no combate à dengue, passa pela Vila Repke e Jardim Primavera na segunda-feira, 5

O mutirão de coleta de inservíveis, com foco em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegytpi, passará pelo Jardim Primavera e Vila Repke na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro. A orientação é que os moradores aproveitem o final de semana e retirem dos quintais utensílios que possam acumular água, como baldes, tonéis, pneus e garrafas e deixem na calçada para a coleta. Em janeiro de 2024, já foram 149 notificações sobre suspeitas de dengue, com 53 casos positivos, sendo 49 autóctones (contraídos no próprio município). Cinquenta e sete notificações tiveram resultado negativo, 5 foram descartadas e 34 aguardam resultado.

O cronograma do mutirão também será informado aos moradores destes bairros pelos agentes comunitários de saúde, com alguns dias de antecedência, além da divulgação na imprensa e nas mídias sociais da Prefeitura.

“Nós iniciamos o mutirão no último dia 22 de janeiro, focando nas regiões onde existe maior incidência da doença. Mais uma vez fazemos um apelo a população que cuidem de seus quintais, para barrarmos a proliferação do mosquito Aedes aegypti. A dengue é uma doença grave. Também estamos pedindo que a população procure atendimento médico em casos de sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo e manchas na pele. A notificação também é muito importante para seguirmos os protocolos de segurança”, pede o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

CIDADE 10

A população também pode colaborar com a Secretaria de Saúde denunciando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti pelo Cidade 10. Basta adicionar o número 3269 7010 no seu celular, tirar a foto do problema e mandar pelo WhatsApp para esse número, junto com o endereço ou a localização GPS, para que a Prefeitura possa checar.

DENGUE

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegytpi. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Caso apresente algum destes sintomas, procure um médico e não faça automedicação.