Você esta em: Home / Notícias / Município recebe Selo Caixa Gestão Sustentável
01/02/2024 11h08

Município recebe Selo Caixa Gestão Sustentável

Na foto, o prefeito Prado, secretários e integrantes da Caixa Econômica Federal (CEF)

O prefeito Anderson Prado recebeu na quinta-feira, 25, comitiva da Caixa Econômica Federal (CEF). Durante o encontro, o Chefe do Poder Executivo recebeu o Certificado Cristal do Selo Caixa Gestão Sustentável. A entrega foi feita pelo superintendente executivo de Governos da CEF, José Orlando Garla. Também participaram do encontro, o gerente de Carteira PJ Público, Matheus Barbaresco Motta, o superintendente Executivo de Varejo, Daniel Mune Simões, o gerente da agência Lençóis Paulista da CEF, Fabiano Simioni e os secretários de Finanças, Júlio Antonio Gonçalves, de Planejamento e Urbanismo, Anderson Silva Buratto e o servidor e engenheiro eletricista, Alan Nogueira.

O Selo Caixa Gestão Sustentável é um reconhecimento criado pela CEF para municípios que apresentam indicadores públicos por meio da execução e aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local. O Selo busca ainda oferecer apoio aos municípios brasileiros para que alcancem metas da Agenda 2030 das Nações Unidas, por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), executando ações de combate à pobreza e proteção do meio ambiente e clima. Os municípios são avaliados por meio de indicadores, classificados sob quatro categorias: Ambiental, Social, Governança e Climático.

Na categoria ambiental, são avaliadas as ações e condições encontradas no município, relacionadas com preservação ambiental, poluição da água, gestão de resíduos, eficiência energética e combate às mudanças climáticas. A categoria social avalia os aspectos relacionadas com a desigualdade e vulnerabilidade social, educação, saúde e habitação. A terceira categoria, governança, lista e relaciona os dados de gestão racional de recursos públicos, capacidade de investimento, governança e inovação. Na quarta e última categoria, climático, são avaliadas as ações relacionadas aos aspectos de gerenciamento de riscos e prevenção de desastres, integrando medidas de mudanças do clima nas políticas, estratégias e planejamentos públicos municipais, reduzindo ainda o impacto ambiental, com destaque e atenção para a qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros. Os municípios contemplados com o Selo Caixa, recebem acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços oferecidos pelo banco.

“O recebimento do Selo Caixa Gestão Sustentável comprova que Lençóis Paulista é referência, um modelo de gestão. A implementação de políticas públicas, como medidas de combate à pobreza, à fome e ações, projetos e mecanismos de sustentabilidade social, fazem parte dos critérios de avaliação da Caixa para a concessão do Selo. É motivo de orgulho e alegria receber este reconhecimento. A Prefeitura é uma das mais organizadas do país. Lençóis Paulista é a 16ª cidade do Brasil, no ranking de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas por meio da execução de ações de combate à fome, à pobreza, qualidade de vida na água e tecnologia na administração pública. Lençóis Paulista também ficou na segunda colocação do País no Índice de Governança Municipal do Conselho Federal de Administração (CFA) 2023, no ranking de municípios entre 50 e 100 mil habitantes. Lençóis Paulista está entre as cidades mais inteligentes do País. Na edição 2023 do Ranking Connected Smart Cities, o município aparece na terceira colocação entre as cidades de 50 e 100 mil habitantes”, destacou o prefeito Anderson Prado.

O Chefe do Executivo lembrou ainda sobre o projeto de iluminação de LED implantado em todas as ruas da cidade, a ampliação do horário de funcionamento nas Unidades de Saúde, os convênios mantidos com as entidades que atendem a população, a implantação do ensino integral nas escolas da Rede Estadual e a implantação da Guarda Civil Municipal (GCM), entre outras ações do Governo Municipal na área de gestão pública.