Você esta em: Home / Notícias / SAAE inicia obras para construção de reservatório e fonte de água na Cecap, anexo ao poço recém instalado
31/01/2024 13h49

Na foto, execução de obras para a instalação da Casa de Químíca e Central de Comando de Motores (CCM)

Moradores da Cecap, Jardins Itapuã e Planalto e dos Residenciais Antonio Lopes e Antonio Lorezentti Filho serão beneficiados pela implantação de um poço profundo, reservatório e fonte de água. Os moradores dos Jardins Iracema e Flamboyant, empreendimentos imobiliários em construção, também serão beneficiados com a oferta de água, após a instalação do novo complexo de abastecimento, que interligará os reservatórios daquela região da cidade.

O complexo prevê a instalação do Poço Profundo na Rua Umberto Peregrino, com uma produção de 3.700 m3/dia, um reservatório, com capacidade para até 2 milhões de litros de água e abastecimento de aproximadamente 4.000 ligações, com estimativa de atender mais de 15 mil pessoas, além da construção de uma fonte de água e uma área de apoio para motomecanização do SAAE. Atualmente as 3.961 ligações são atendidas pela ETA e pelo Reservatório do Jardim Príncipe.

As obras contemplam a instalação da Casa de Química e Central de Comando de Motores (CCM), e instalação da estrutura do reservatório e instalação do padrão de entrada de energia. O poço está concluído. Os investimentos para a execução das obras somam R$ 5,5 milhões. Somente na implantação do poço já foram investidos R$ 2,977 milhões. Deste total, R$ 1,958 milhão foi liberado por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado de São Paulo, através do programa SANEBASE. O restante será financiado pela Prefeitura Municipal e SAAE.

Dados

O SAAE trata e distribui aproximadamente 30 milhões de litros de água por dia, para quase 30 mil imóveis, atendendo cerca de 70 mil habitantes. A maior parte, 55%, é captada do Rio Lençóis, com o ponto de captação localizado na própria ETA, rio que pertence à bacia hidrográfica do Rio Tietê / Jacaré, e a sua qualidade é definida pela Resolução CONAMA 357/2005, do Ministério do Meio Ambiente, e monitorada pelos órgãos ambientais estaduais. Os outros 45% da água produzida, ficam por conta de dezesseis poços semi-artesianos, que pertencem aos Aqüíferos Guarani e Serra Geral. Destes poços, doze estão localizados na área urbana, três na área rural e um no distrito de Alfredo Guedes. Para armazenar toda essa água tratada, diariamente, o SAAE conta com trinta reservatórios distribuídos em vinte e três áreas do município, sendo vinte urbanas e três rurais.

“Com essas obras, vamos ampliar a oferta de água para esses bairros. O SAAE e a Prefeitura já entregaram oito fontes de água potável na gestão do prefeito Prado. Vamos continuar investindo em obras, serviços e ações para manter a oferta de água com qualidade aos lençoenses. Atualmente o SAAE trata e distribui cerca de 30 milhões de litros de água por dia, atendendo toda população lençoense. É um trabalho complexo que exige planejamento, organização e investimentos, com a otimização dos recursos. A água é fonte da vida, e vamos continuar trabalhando para preservar este recurso às futuras gerações”, lembrou o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete.