Você esta em: Home / Notícias / No Janeiro Branco, Saúde promove educação continuada dos servidores
23/01/2024 09h57

No Janeiro Branco, Saúde promove educação continuada dos servidores

Servidores são capacitados sobre cuidados com a saúde mental

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, realiza diversas ações durante o Janeiro Branco, mês de conscientização da saúde mental e emocional.

Entre os dias 22 e 29 de janeiro serão realizados encontros com profissionais da Pasta, como enfermeiros e auxiliares, sobre o tema: A vida pede equilíbrio, como forma de educação continuada. Os encontros serão no auditório da Secretaria de Saúde e têm como objetivo o fortalecimento da Rede de Atenção Básica.

“Nós inicíamos o ano de 2024 com a campanha Janeiro Branco, buscando valorizar nossos servidores e também lembrar à população que a saúde mental depende de um conjunto de fatores. Fortalecendo um trabalho que já vem sendo realizado há muitos anos, este mês vamos desenvolver um trabalho de educação continuada com auxiliares e enfermeiros. É fundamental que os profissionais estejam capacitados também para os cuidados com a saúde mental e emocional dos pacientes, pois a Atenção Básica, que sabe não apenas do histórico médico, mas da realiadade social de cada cidadão, é a nossa principal porta de entrada e de acompanhamento”, diz o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Com a população, o assunto é abordado diariamente nas salas de espera das unidades, com os agentes comunitários de saúde. Os postos da Atenção Básica e também o CAPS estão enfeitados com balões brancos e mensagens para os pacientes. A psicóloga do CAPS, Viviane Santos, também realizou palestras em empresas do setor privado.

Os agentes comunitários abordam assuntos como a fadiga emocional, que é uma condição que está afetando principalmente as mulheres, e que está afetando principalmente as mulheres, sobretudo após a pandemia. Os profissionais também falam sobre o uso excessivo de telas, com enfoque nos celulares, principalmente pelos mais jovens, e como esse hábito também faz mal para a saúde mental.

De forma geral, a orientação dos agentes é que as pessoas procurem cuidar da alimentação, incluam atividade física na rotina e que procurem orientação médica, caso sintam necessidade.