Você esta em: Home / Notícias / Equipes da Prefeitura trabalham a todo vapor para limpeza e reparo de danos causados pelo temporal
19/01/2024 11h39

Temporal causou muitos estragos pela cidade

A Prefeitura de Lençóis Paulista elaborou um inventário dos danos causados pelo temporal ocorrido na noite de quinta-feira, 18, e traçou um plano de ação para realização dos reparos. Nesta sexta-feira, 19, o prefeito Anderson Prado esteve reunido com diversos secretários (Obras e Infraestrutura, Planejamento, Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública, Educação e SAAE) e com a Coordenadoria de Defesa Civil. Mais de 100 servidores públicos da Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, técnicos da CPFL Energia e outros órgãos estão nas ruas atuando na desinterdição de vias e recuperação de locais danificados.

“Depois da tempestade de ontem, muitos estragos foram causados, mas não temos nenhum registro de vítimas. Quero tranquilizar as pessoas e dizer que os serviços de urgência e emergência estão trabalhando, a Prefeitura, a Defesa Civil e as forças de segurança estão trabalhando sem parar. Mais de 90% da energia já foi restabelecida. Estamos elaborando um plano de ação para que os reparos sejam feitos no menor tempo possível. Praticamente todos os serviços públicos estão funcionando normalmente. Devido aos estragos causados aos prédios públicos, poderemos ter suspensão de expediente em algumas creches e remanejamento nas unidades de saúde, se necessário. Agradeço a todos os empresários e voluntários que ofereceram ajuda e prestaram sua solidariedade. Peço apoio da população para que não deixe água empoçada, pois temos um trabalho de enfrentamento à dengue, que ajude com o programa Coleta Certa, voltando os contentores aos seus lugares e tampando corretamente. Foi um grande susto, poderia ter sido uma grande tragédia, mas Deus tem sua mão sobre Lençóis Paulista”, destacou o prefeito Anderson Prado.

Na quinta-feira, 18, o temporal resultou em mais de 22mm de chuva e rajadas de vento de 73km/h, em aproximadamente 20 minutos. A Coordenadoria de Defesa Civil registrou até o momento 71 ocorrências, a maioria relativa a quedas de árvore e queda de fiação. A prioridade no momento é a liberação das vias onde houve estas ocorrências.

Entre os principais danos aos prédios públicos foram registrados quedas de árvore na ESF da Vila Maria Cristina, queda de muro da creche do Jardim Grajaú, destalhamento na creche de Alfredo Guedes devido à queda de uma árvore, queda de forro nos Centros de Convivência da Cecap e da Vila Cachoeirinha e danos no telhado e forro do Polo de Artesanato, do CMFP, que fica na Cecap. No Paço Municipal, também houve queda de árvores. A Defesa Civil registrou o destelhamento parcial de três casas na Vila Répke, mas não foi necessário a remoção das famílias.

Embora boa parte da cidade tenha sofrido com a falta de energia elétrica, 90% do abastecimento foi restabelecido. A CPFL deslocou 30 equipes para atendimento em Lençóis Paulista.

Em relação ao abastecimento de água, o SAAE informa que os bairros Jardim Ubirama, Humaitá, Bela Vista e Village estão sofrendo com falta de água por conta da falta de energia no poço que fica no Almoxarifado Municipal. A orientação é que a população economize água.

CEMITÉRIO

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, responsável pela manutenção do Cemitério Municipal Alcides Francisco, informa que diversas árvores caíram no local e, por isso, o Cemitério permanecerá fechado para a limpeza até o dia 28 de janeiro. Ficam suspensos, portanto, lavagem e reforma de jazigos. Para visitação, a orientação é procurar a administração do Cemitério.