Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura inicia mutirão de coleta de inservíveis, com foco no combate à dengue, a partir de segunda Feira, 22
17/01/2024 15h54

Prefeitura inicia mutirão de coleta de inservíveis, com foco no combate à dengue, a partir de segunda-feira, 22

Ações contra a dengue mobilizam diversos setores da Prefeitura

A Prefeitura de Lençóis Paulista inicia um mutirão de coleta de inservíveis, com foco em possíveis criadouros do mosquito Aedes aegytpi, a partir da segunda-feira, 22 de janeiro. A iniciativa é das Secretarias de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente, com apoio da Coordenadoria de Defesa Civil. Neste momento, o mutirão vai se concentrar nos seguintes bairros: Vila Cruzeiro, São João, Mamedina, Contente e Baccili, onde vem ocorrendo um número grande de notificações de casos de dengue.

A orientação para os moradores é que deixem na rua os inservíveis, principalmente itens que podem acumular água, como pneus, garrafas, e baldes, pelo menos um dia antes do cronograma da coleta. Podem ser destinados para a coleta de inservíveis, ou mutirão, restos de móveis em geral, como colchões, madeiras e sofás, entre outros. Não serão coletados galhos, ou resíduos vegetais em geral, lixo eletrônico e entulhos da construção civil.

O mutirão vai passar na Vila Cruzeiro e São João entre os dias 22 e 24 de janeiro. Entre os dias 25 e 27, o mutirão passa na Vila Mamedina. Nos dias 29, 30 e 31, é a vez da Vila Contente e Baccili. A iniciativa deve ser estendida para outras regiões da cidade.

O cronograma do mutirão também será informado aos moradores destes bairros pelos agentes comunitários de saúde, com alguns dias de antecedência, além da divulgação na imprensa e nas mídias sociais da Prefeitura.

CIDADE 10

A população também pode colaborar com a Secretaria de Saúde denunciando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti pelo Cidade 10. Basta adicionar o número 3269 7010 no seu celular, tirar a foto do problema e mandar pelo WhatsApp para esse número, junto com o endereço ou a localização GPS, para que a Prefeitura possa checar.

DENGUE

A dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegytpi. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele. Caso apresente algum destes sintomas, procure um médico e não faça automedicação.

MUTIRÃO DE COLETA DE INSERVÍVEIS COM FOCO EM CRIADOUROS DO MOSQUITO AEDES AEGYTPI

Dias 22, 23 e 24 de janeiro

Coleta na Vila Cruzeiro e São João

Dias 25, 26 e 27 de janeiro