Você esta em: Home / Notícias / Saúde intensifica ações de combate à dengue
16/01/2024 17h06

Saúde intensifica ações de combate à dengue

Novas ações contra o mosquito aedes aegypti começam a ser desenvolvidas

A Prefeitura de Lençóis Paulista, por meio da Secretaria de Saúde, intensifica o trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além de envolver diversos setores da Pasta, como Atenção Básica e Centro de Zoonoses, também serão realizadas ações conjuntas com a Secretaria de Cultura, Educação e Agricultura e Meio Ambiente.

Em 2023, foram registrados 851 casos de dengue em Lençóis Paulista, sendo 831 autóctones (quando a doença é contraída no próprio município). Ao todo a Secretaria de Saúde recebeu mais de 3 mil notificações de suspeitas de dengue.

“Como as altas temperaturas deve persistir pelos próximos meses, o que favorece a presença do mosquito que transmite a doença, e também seguindo as orientações técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde, nós estamos intensificando nossas ações preventivas, utilizando todos os recursos disponíveis através da nossa Secretaria de Saúde e também mobilizando parcerias com outras pastas, para que a informação chegue a mais pessoas e também para formar agentes multiplicadores. Tudo isso para preservar a vida dos nossos lençoenses”, destaca o prefeito Anderson Prado.

Nas visitas de rotina e nas reuniões que realizam diariamente nas unidades, os agentes comunitários de saúde estão reforçando as iniciativas de eliminação do criadouro do Aedes aegypti, principalmente através da distribuição do panfleto 10 Minutos Contra a Dengue, que remete à verificação regular de criadouros como vasos de plantas, caixas d'água, vasilhas e outros recipientes que podem acumular água. Além disso, está em atividade a equipe de agente de epidemias que têm autuado principalmente nas ações de bloqueio e nebulização das regiões onde foram registrados casos positivos.

Outra medida que será implementada na volta às aulas na rede municipal é um teatro para ensinar as crianças da onde vem o mosquito e como é simples evitar sua presença em casa. Esta ação, além da Secretaria de Saúde, também vai mobilizar a Educação e a Cultura, para que os estudantes participem do combate e também multipliquem essas informações.

“Um dos nossos grandes desafios é a mobilização da população, frente a nossa realidade climática. Com o calor e chuva, o ciclo de vida do pernilongo reduz para cinco dias ou até menos. Por isso é fundamental que a população fiscalize e elimine os criadouros, no mínimo, uma vez por semana. A dengue é uma doença muito séria, que pode causar sequelas ou mesmo levar à morte”, alerta o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

BLOQUEIO E NEBULIZAÇÃO

Quando existem casos suspeitos é traçado um raio de 150 metros da residência de onde veio a notificação, e os agentes comunitários de saúde realizam ações de orientação à população que mora nessa área, sobre a eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

A coleta de sangue do paciente para testagem ocorre no sétimo dia do início dos sintomas, conforme protocolo técnico. Em caso de diagnóstico positivo, é feita a nebulização, conforme orientação do Ministério da Saúde, com objetivo de matar os mosquitos adultos e frear a transmissão.

SINTOMAS

Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (>38°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

CIDADE 10

A população também pode colaborar com a Secretaria de Saúde denunciando possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti pelo Cidade 10. Basta adicionar o número 3269 7010 no seu celular, tirar a foto do problema e mandar pelo WhatsApp para esse número, junto com o endereço ou a localização GPS, para que a Prefeitura possa checar.