Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura destina mais de R$ 13 milhões em convênios para entidades assistenciais
11/01/2024 15h27

Cerimônia celebrou a assinatura de convênios

O prefeito Anderson Prado participou nesta quarta-feira, 10, da cerimônia para a formalização de parceria com onze entidades de Lençóis Paulista, para o exercício de 2024. Ao todo, foram assinados mais de R$ 13 milhões em repasses para essas instituições.

O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal e contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Convênios e Captação de Recursos, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho e do presidente da Câmara Nardeli da Silva. A diretora da Casa Abrigo Amorada, Telma Gutierrez de Souza representando as entidades e o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, que representou os secretários e diretores do Governo Municipal também integraram a mesa de honra da solenidade.

Também marcaram presença os vereadores Andréia Bernardo Zaratini Martinelli, Valdivino Miguel Barbosa, Rômulo Paulon Pegolo, Glauco Temer Ferez, secretários e diretores da Administração Municipal.

Representando as entidades estiveram presentes o provedor do Hospital Nossa Senhora da Piedade, João José Dutra, a presidente da APAE, Márcia Martins da Silva Pompermayer, o presidente do Projeto Esperança (CAPE), José Luiz Arantes, o presidente da Adefilp, Edson Santiago dos Santos, a presidente da Legião Feminina, Maria de Lourdes Sasso Silva, madre Marta Uriarte Vasquez, da Congregação das Irmãzinhas dos Anciãos Desamparados (Asilo), a presidente da Rede do Câncer, Ivana Maria Trecenti Santos, o vice-presidente da Legião Mirim, Denis Roberto Seganfredo, a coordenadora Departamental do Lar da Criança Dona Angelina Zillo, irmã Orlanda Dias Rodrigues, e o diretor de Educação, Ação Social e Marketing da AMU, Edson Correa de Lima, Jaú. A presidente da Cooprelp, Catarina de Fátima Vaz, participou da cerimônia para formalização de parceria e sequência das atividades desenvolvidas pela Cooperativa.

Desde 2017 a Prefeitura de Lençóis Paulista vem aumentando gradativamente os valores repassados anualmente para as entidades. No período compreendido entre os anos de 2017 e 2023, o índice acumulado de repasses chegou a 107,33% e no período 2017 a 2024, o índice é de 200%. Os valores das parcerias sempre foram reajustados acima da inflação.

"Falar sobre o que a gente sonha, acredita, e para o objetivo que trabalhamos, enquanto agentes públicos, não seria possível sem as entidades. Não seria possível sem o trabalho diário de cada diretor, de cada provedor, de cada funcionário. O serviço aumentou, o trabalho aumentou. O braço ficou mais comprido e o abraço mais presente. Só tenho a agradecer a vocês das entidades de Lençóis Paulista. Cada um de vocês cuida de pessoas importantes para a nossa comunidade. Pessoas que muitas vezes são marginalizadas, esquecidas, apartadas da sociedade, essas entidades abraçam. Nós precisamos externar o amor e a gratidão a vocês. Muito obrigado por essa jornada fantástica que vocês proporcionaram ao meu lado”, destacou o prefeito Anderson Prado.

A diretora da Casa Abrigo Amorada, Telma Gutierrez de Souza, falando em nome de todas as entidades, ressaltou o aumento da demanda e necessidade da profissionalização das entidades. “Falo em nome de todos nós que representamos as entidades, que adotamos uma causa e que voluntariamente, através da participação nas diretorias, exercemos um papel social bastante importante para colaborar na superação das vulnerabilidades sociais. Queria agradecer o Executivo que nos últimos anos têm feito um trabalho muito bom. Nós últimos anos nós demos um passo grande no sentido de qualificar as entidades”.

Para 2024, o valor total dos repasses soma R$ 13.214.000,00. Vale lembrar que estes valores são recursos do orçamento da própria Prefeitura, não sendo considerados repasses de emendas estaduais e federais, Fundos Municipais (Idoso e Criança) e outros investimentos pontuais realizados para as atividades de manutenção e funcionamento das entidades.

“São mais de 13 milhões em recursos para as entidades destinados aqui hoje. Isso é fruto do trabalho do governo do prefeito Anderson Prado, que trata com zelo o dinheiro público. Obrigado também à Câmara pela parceria. Temos o maior orgulho das nossas entidades. Já estive em várias cidades do Estado de São Paulo e nunca vi tantas entidades trabalhando em prol da comunidade e também nunca vi o Poder Público tão envolvido. Temos feito um trabalho muito sério na Secretaria de Convênios para que assim continue”, comentou Manezinho.

“Estamos aqui hoje para reconhecer o trabalho de cada entidade, que constitui um desafio muito grande. Vemos pessoas comprometidas em transformar a realidade das pessoas que mais precisam, mas que, ao mesmo tempo, necessitam de apoio técnico e financeiro. O SAAE se coloca como um parceiro para essas entidades, com as doações espontâneas em conta. Cada vez que nos reunimos aqui para renovação desses convênios, é um momento histórico”, acrescentou o diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete.

Durante a cerimônia, também foi assinado convênio com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) no valor de R$ 566.284,04. Outro momento foi uma homenagem a servidora Ana Paula Balsi Góes, que atualmente é coordenadora de Convênios.

"Em relação às entidades lençoenses, é impossível medir qual é maior ou qual é melhor. Todas são importantes, cada uma tem seu peso, dentro do que se propõe a fazer para a nossa comunidade. A ausência de qualquer uma delas representaria um grande prejuízo social. Eu tenho um grande respeito por vocês voluntários. Eu peço a Deus que o espírito da compaixão continue atuando nas pessoas", concluiu o presidente da Câmara, Nardeli da Silva.

EVOLUÇÃO DOS VALORES REPASSADOS ANUALMENTE ÀS ENTIDADES (2017-2024)

2017 - R$ 4.403.500,00

2018 - R$ 4.986.200,00