Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura inicia ações de combate à infestação por moscas
08/01/2024 16h13

Prefeitura inicia ações de combate à infestação por moscas

Equipes técnicas se reuniram nesta segunda-feira, 8

Após determinação do prefeito Anderson Prado de uma investigação para averiguar a infestação por moscas na cidade, as equipes técnicas da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente já estão investigando as causas do problema e a partir desta semana ampliam as ações para solucionar o problema.

“Nós entendemos que o aumento das moscas é comum durante o verão, mas que, neste momento, a presença dos insetos está fora da normalidade. Prontamente, mobilizamos as equipes da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Saúde que já iniciaram na semana passada uma série de providências para identificar a causa e sanar esse problema”, justificou o prefeito Anderson Prado.

Nesta segunda-feira, 8, teve reunião com os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto, e de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, bem como de técnicos das duas pastas, para a elaboração de novas estratégias conjuntas de ação. Desde a semana passada técnicos das duas pastas já estão trabalhando e realizando vistorias em áreas rurais.

A Secretaria de Saúde mobilizou a Coordenadoria de Atenção Básica, o Centro de Zoonoses e a Vigilância Sanitária. “Já a partir desta semana os Agentes Comunitários de Saúde vão intensificar as orientações sobre limpeza de quintais e descarte correto do lixo nos contentores, que ajudam a amenizar a presença de moscas nas residências. Esta campanha também estará nas redes sociais. Paralelamente a isso, a Vigilância Sanitária também vai notificar as empresas agrícolas que geram resíduo orgânico para que apresentem a documentação sobre o manejo correto desses resíduos e para que providenciem a instalação de armadilhas nesses locais, caso ainda não existam”, explicou o secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro.

Já a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai intensificar a limpeza em áreas públicas com áreas verdes e pomares comunitários. Os técnicos da SAMA também vem realizando visitas em áreas rurais desde a semana passada. Outra novidade é que a limpeza dos contentores que é realizada de forma regular pela secretaria, além de água, terá também o acréscimo de vinagre, para inibir a presença de moscar. A cidade conta atualmente com cerca de 5 mil contentores, sendo 3.900 localizados em área urbana. Os equipamentos são limpos, em média, a cada 15 dias.

“Nós apelamos mais uma vez para que a população faça o uso correto do contentor. Se o lixo orgânico for separado dos materiais recicláveis e ensacado corretamente, não haverá presença de moscas e outros insetos. Também é importante fechar a tampa do contentor depois de descartar o lixo. Nós já iniciamos a limpeza de pomares e áreas públicas com árvores frutíferas e vamos conduzir esse trabalho rotineiramente”, concluiu o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Licínio Offerni Neto.

Algumas orientações podem amenizar a presença das moscas dentro das residências como praticar a coleta seletiva, lavando os recicláveis para retirar resquícios de alimentos para posterior deposição nos contentores, acondicionar o lixo da cozinha e do banheiro em sacos fechados, evitar deixar alimentos expostos em fruteiras, cuidado ao manusear alimentos (principalmente carnes), manter os quintais sempre limpos, principalmente se houver animais ou árvores frutíferas. Em situações específicas, recomendamos que o caso seja relatado ao Centro de Zoonoses para averiguação e mais orientações.

AÇÕES ADOTADAS NO COMBATE À INFESTAÇÃO DE MOSCAS

- FISCALIZAÇÃO DE ÁREA RURAIS

- LIMPEZA IMEDIATA DE POMARES E ÁREAS VERDES

- APLICAÇÃO DE VINAGRE DURANTE A LIMPEZA DOS CONTENTORES DE LIXO