Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura inaugura a Casa da Mulher Lençoense
29/12/2023 17h37

Prefeitura inaugura a Casa da Mulher Lençoense

Novo serviço começa a atender em 3 de janeiro

Uma cerimônia realizada nesta sexta-feira, 29, marcou a inauguração da Casa da Mulher Lençoense “Vanda Terezinha Quadrado”, um espaço de apoio e atendimento às mulheres, além do desenvolvimento de políticas públicas e programas de enfrentamento à violência doméstica e familiar. A Casa da Mulher Lençoense funcionará na rua São Paulo, ao lado da UPA. Os atendimentos iniciam na quarta-feira, 3 de janeiro de 2024, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

O evento contou com a presença do prefeito Anderson Prado, do vice-prefeito e secretário de Convênios, Manoel dos Santos Silva, o Manezinho, do diretor do SAAE, André Paccola Sasso, o Cagarete, e do secretário de Assistência Social, Ney Góes, representando todos os secretários municipais. Pelo Legislativo, marcaram presença o presidente da Câmara, Nardeli da Silva, a vice-presidente da Mesa Diretora, Andreia Martinelli Zaratini, os vereadores Professor Guto, Papa Gois, Valdevino Miguel e Luizinho do Açougue. Também estiveram presentes o diretor do CMFP, Antonio Paulo Antunes, o diretor do IPREM, Antonio Marcos Martins, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Adriana Lenci, do comandante da 5ª Cia de Polícia Militar, Élcio Torres e outros representantes de entidades do município, servidores públicos, familiares e amigos da homenageada.

O prefeito Anderson Prado, que é filho de Vanda Terezinha Quadrado, no início da cerimônia recebeu uma cópia do decreto municipal que denomina a Casa, juntamente com os irmãos Eduardo, Patrícia e Walderes.

“A mulher nasceu para ser respeitada e hoje inauguramos uma Casa para proteger a mulher, a mãe, a criança, a família. Homenagear nossa mãe é um detalhe. Nós estamos juntos, enquanto família, entregando um importante equipamento à nossa comunidade. Nossa mãe, que empresta seu nome, representa centenas, milhares de mulheres em todo o Brasil. Nós estamos aqui para amparar. Não podemos permitir que um grito de uma mulher seja ouvido, sem que nada seja feito. Aquele ditado que diz que em briga de marido e mulher não se mete a colher está equivocado. Nós precisamos nos envolver sim, para proteger crianças e mulheres. E essa Casa é um lembrete do que temos que fazer: apoiar e denunciar. E que a Casa da Mulher é um equipamento e que as verdadeiras ferramentas de transformação somos nós mesmos. Termino agradecendo ao povo lençoense e a Deus por estar aqui, prefeito da cidade onde nasci, porque não existe cargo público mais digno. Quero desejar um feliz Ano Novo e dizer que vamos continuar juntos em 2024, porque ainda temos muito a realizar. Parabéns, mulheres lençoenses! Parabéns, Lençóis Paulista”, resumiu o prefeito Anderson Prado.

A Casa da Mulher Lençoense é um espaço para atendimento especializado para vítimas de violências física, psicológica, sexual, patrimonial, entre outras. Além do atendimento, a Casa fará encaminhamentos à rede de proteção socioassistencial e da saúde. Fará encaminhamentos para geração de emprego e renda, inclusão produtiva e outras estratégias que venham possibilitar a superação das condições que contribuíram para a violência. A administração será feita pela Secretaria de Assistência Social.

“Todos que participam da luta contra a violência doméstica, sabem da importância dessa Casa. Eu não conheci a Vanda, mas aprendi a admirá-la através do prefeito Prado. Nosso objetivo não é desmantelar lares, mas proteger as mulheres, desenvolver projetos de fortalecimento da família, dar condições da mulher superar a situação de violência”, justificou Ney Góes.

“Para mim é uma alegria e uma honra. Essa foi uma indicação minha e da vereadora Irani ao prefeito Prado, após conhecermos a Casa da Mulher de Jaú e fomos rapidamente atendidas. Para mim, é um sonho realizado. As mulheres vítimas de violência terão a quem recorrer. Obrigada, prefeito, por pensar e se preocupar com as mulheres, como nós”, agradeceu a vereadora Andreia Zaratini.

A servidora Vanda Terezinha Quadrado (em memória) trabalhou na Prefeitura de Lençóis Paulista entre os anos de 1986 e 2002, quando faleceu inesperadamente. Ela atuou na Cozinha Piloto e nas escolas Idalina Canova de Barros e Maria Zélia Camargo Prandini.

“Hoje, imortalizamos a história da Vanda, o que é mais que justo. Agradeço ao Prado por compartilhar sua história de vida e edificar essa Casa, que vai salvar muitas mulheres”, concluiu o presidente da Câmara, Nardeli da Silva.