Você esta em: Home / Notícias / Projeto Amigo dos Animais mobiliza alunos da Rede Municipal e Estadual
29/12/2023 10h14

Projeto Amigo dos Animais mobiliza alunos da Rede Municipal e Estadual

Alunos da Escola Luiz Zillo durante palestra realizada em agosto

Implantado em agosto deste ano, o Projeto Amigo dos Animais já envolveu alunos de sete escolas da Rede Municipal e Estadual. Por meio de palestras nas escolas, o projeto busca chamar a atenção para os casos de abandono de animais no município, mas, ao mesmo tempo, quer sensibilizar a comunidade para a posse responsável, os cuidados e algumas das principais doenças que afetam os animais.

“Os animais são seres sencientes, sentem dor, afeto, medo e frio. Além de salientar a importância de ter um ambiente limpo e de fazer a vacinação, os alunos receberam informações acerca de zoonoses como raiva, esporotricose e leishmaniose”, explicam a médica veterinária Ana Luisa Jacon e a agente administrativa da Coordenadoria, Ana Beatriz Garcia e Lima, responsáveis pela apresentação das palestras e do conteúdo desenvolvido durante os encontros.

“Temos registrado vários casos de abandono de animais em Lençóis Paulista. Esta ação é uma das estratégias para enfrentarmos esse problema. É importante atrair o interesse dos alunos, despertando o questionamento acerca do abandono dos animais. As atividades têm despertado o interesse dos alunos sobre o tema. Este é um dos principais objetivos ao implantarmos esta ação. Com isso, os alunos podem ser agentes multiplicadores, discutindo e incentivando os cuidados com os animais. A partir do próximo ano, a ideia é levar o projeto aos alunos das escolas da Rede Estadual e Municipal (Ensino Fundamental I)”, completou a coordenadora de Proteção Animal, Fabiane Ibarra.

De agosto até o mês de dezembro, participaram das palestras alunos das Escolas Municipais Professora Yvone Conti Capoani, Luiz Zillo e Philomena Briquesi Boso e das Escolas Estaduais Doutor Paulo Zillo, Virgílio Capoani e Professora Antonieta Grassi Malatrasi.

Além do conteúdo teórico, os alunos receberam um “check-list” de cuidados diários com os animais. No formulário, a Coordenadoria também informa o cronograma para a realização de consultas veterinárias e o contato para outras informações. No encontro, os alunos também conheceram os cães Lelo e Negresco que teve uma pata amputada. Os animais estão sob a tutela da Coordenadoria de Proteção e disponíveis para adoção.