Você esta em: Home / Notícias / Prefeitura e Defesa Civil trabalham para minimizar risco de enchente durante período crítico de chuvas
28/12/2023 11h29

Limpeza do Rio Lençóis está entre as ações de prevenção

A Prefeitura de Lençóis Paulista e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, num trabalho integrado, vem realizando uma série de ações para minimizar o risco de enchente durante o período crítico de chuvas, estabelecido pela Defesa Civil Estadual como o intervalo compreendido entre 1º de dezembro de 2023 a 31 de março de 2024.

“Nós fortalecemos a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que hoje é composta por servidores públicos e profissionais de áreas técnicas. Nós estamos trabalhando para que as pessoas saiam definitivamente das áreas de risco e durante todo o ano, tanto a Prefeitura, quanto a Defesa Civil trabalham em iniciativas e mecanismos que visam minimizar o risco de enchentes e preservar a vida. E, obviamente, que essas ações são intensificadas durante o período crítico de chuvas, com procedimentos de efeito prático como a simulação da retirada das pessoas e o rebaixamento das represas. Os resultados têm sido muito positivos nesse sentido. Nos últimos anos tivemos apenas ocorrências pontuais e os danos foram mínimos, comparados ao histórico de enchentes de nosso município. No entanto, a forma mais eficiente continua sendo a desapropriação dos imóveis e a retirada definitiva das pessoas das áreas de risco, como temos realizado nos últimos anos”, avalia o prefeito Anderson Prado.

AÇÕES PRÁTICAS

Em novembro de 2023, teve início a execução de obras para o desassoreamento do Rio Lençóis, dentro do programa Rio Vivos, ação liderada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo. Atualmente está sendo realizado o desassoreamento do Córrego Corvo Branco pelo mesmo programa. Os locais para intervenção e realização dos serviços foram sugeridos em relatório técnico do IPT, que realizou o mapeamento de áreas de risco da cidade.

A limpeza dos canais de drenagem e o desassoreamento melhora a capacidade de escoamento e, consequentemente, a sua vazão e armazenamento, sendo esta, mais uma atividade que se soma no combate aos eventos que causam as enchentes e inundações.

No dia 8 de dezembro, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil realizou o simulado para testar os procedimentos de atendimento a pessoas residentes em áreas de risco de enchente, a logística e o trabalho articulado das equipes designadas para o atendimento de uma situação de inundação. O procedimento consiste em reunir as viaturas, contingente humano e todos os aparatos públicos que podem prestar socorro à população em situações de enchentes ou alagamentos, retirando os moradores no menor tempo possível, prevenindo vítimas e reduzindo danos e prejuízos por área. Os resultados foram considerados satisfatórios pelo coordenador da Defesa Civil, o sargento PM da Reserva do Corpo de Bombeiros, Gerson Gomes dos Santos.

No dia 19 de dezembro, foi feito o rebaixamento do Lago da Prata. O objetivo é prevenir o impacto no período de mais chuvas, de janeiro a março, e reduzir o risco de enchentes e alagamentos. A ação foi realizada por membros da Defesa Civil com apoio de servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e Motomecanização. O rebaixamento do Lago é feito com a retirada das lâminas de contenção, o que possibilita que o volume de água que escoa do Córrego da Prata para o Rio Lençóis seja reduzido, evitando um estrangulamento do Rio Lençóis próximo ao Jardim Primavera, dando mais fluidez ao rio, evitando sua elevação no Centro da cidade.

Além do Lago da Prata, oito represas localizadas na zona rural, que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Lençóis, também serão rebaixadas. O objetivo é que essas represas sirvam como piscinões, pois vão receber a água das chuvas e evitar que elas cheguem de uma só vez aos rios e córregos da região.

“O rebaixamento do Lago e das represas são ações de orientação técnica, que já vem sendo executadas nos últimos anos e que tem se mostrado muito importante para minimizar o risco de inundação durante o período de grande volume de chuva”, avalia o sargento Gerson Gomes dos Santos.