Você esta em: Home / Notícias / Lençóis é sexto colocado no Programa Município Verde Azul e primeiro lugar na Bacia Tietê Jacaré
22/12/2023 16h05

Lençóis é sexto colocado no Programa Município Verde Azul e primeiro lugar na Bacia Tietê-Jacaré

Por mais um ano Lençóis Paulista recebe a Certificação Verde Azul nas primeiras colocações

Lençóis Paulista ficou com a sexta colocação (na categoria 3, de municípios de 50 a 100 mil habitantes) no Programa Município Verde Azul, com 87 pontos. A Certificação aconteceu na terça-feira 19, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Quando avaliados apenas os municípios da Bacia Tietê-Jacaré, Lençóis aparece na primeira colocação de sua categoria. Dos 412 municípios paulistas inscritos no PMVA, 280 receberam a Certificação.

Na cerimônia de Certificação, Lençóis Paulista foi representada pelos interlocutores do PMVA, Helton Damacena de Souza e Fábio José Esguícero, servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Eles são os responsáveis pela condução e desenvolvimento das dez diretivas ao longo de cada ciclo ambiental. Na quinta-feira, 21, os servidores se reuniram com o prefeito Anderson Prado no Gabinete para apresentar o troféu de Certificação.

As certificações foram entregues pelo governador Tarcísio de Freitas. Também participaram do evento a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), Natália Resende, a subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento, Samanta Souza, o subsecretário de Meio Ambiente, Jônatas Souza Trindade, o Coordenador do Programa Município Verde Azul, André Luiz Fernandes Simas, e o deputado André do Prado, presidente da Alesp.

Com a troca no governo do Estado, os critérios e formato de certificação sofreram algumas modificações em 2023, como a classificação de acordo com a faixa populacional e a divisão por categorias, e devem ter uma reformulação completa a partir de 2024.

“Mesmo com as mudanças na classificação, permanecemos na sexta colocação entre os municípios de até 100 mil habitantes e continuamos sendo os melhores colocados entre os municípios da Bacia Tietê Jacaré. Isso é fruto do trabalho do servidor Helton Damacena, interlocutor do programa, e de toda uma equipe. O PMVA não rende dividendos para o município. Isso é uma política pública que pensa em preservação, em sustentabilidade, que pensa no futuro”, reforçou o prefeito Anderson Prado.

O programa busca alinhar a gestão ambiental do Estado e das prefeituras, oferecendo capacitações e apoio técnico aos municípios. As ações são organizadas em dez diretivas nos seguintes temas estratégicos: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.

Para o ciclo 2024 está prevista uma nova resolução, que de acordo com consulta pública, contemplará três novas diretivas: Zoneamento Ecológico-Econômico, Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos. “O nosso trabalho preza pela continuidade dos trabalhos na busca pela Certificação que reflete em qualidade de vida para os cidadãos por meio de infraestrutura de meio ambiente e no desenvolvimento sustentável”, conclui o interlocutor Helton Damacena.