Você esta em: Home / Notícias / Beneficiários do Programa Frente Solidária recebem certificados de cursos profissionalizantes
21/12/2023 10h02

Programa Frente Solidária é desenvolvido desde 2019

Uma cerimônia realizada na quarta-feira 20 marcou a entrega dos certificados dos cursos profissionalizantes para os 51 beneficiários do Programa Frente Solidária. Participaram do evento o prefeito Anderson Prado, o secretário de Assistência Social, Ney Góes, o diretor do CMFP, Antonio Paulo Antunes e os docentes Elaine Cristina dos Santos (Corte e Costura), Jonas Ricardy Valente Delboni (Doces e Salgados), o assistente de apoio técnico do Senai, Helder Julio Gotardi, a palestrante Carla Barreto e as equipes do Programa Municipal de Qualificação Profissional (PRO-QUALI) e dos Centros de Referência da Assistência Social.

“Eu fico feliz e emocionado por vocês que estão recebendo esses certificados hoje. Este programa busca restaurar a cidadania das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social, de oferecer oportunidades, de oferecer qualificação. Nós desenvolvemos o Frente Solidária pensando na mãe de família, no pai de família, que precisam de uma oportunidade para se reerguer. E nós já temos diversos exemplos de pessoas que passaram pelo programa e que realmente deram a volta por cima, que foram contratadas por empresas, que ingressaram no serviço público por meio de concurso, que descobriram que podem empreender. Eu quero parabenizar os beneficiários pela força de vontade e aos servidores de todas as secretarias envolvidas pelo comprometimento e dedicação, que geram esses resultados maravilhosos”, disse o prefeito Anderson Prado.

“Ver os resultados do programa Frente Solidária é muito gratificante, pois trata-se de um projeto que envolveu muito estudo, muito trabalho, visitamos experiências em outros municípios, para que pudéssemos desenvolver um programa que as pessoas, que as famílias, pudessem receber um benefício no momento de maior necessidade, mas que ao mesmo tempo fossem preparadas para que pudessem ter um emprego ou iniciar uma atividade quando o programa finalizasse. E olha quantas vidas estamos transformando através desse programa”, comentou o secretário de Assistência Social, Ney Góes.

O programa foi implantado em junho de 2019, durante o primeiro mandato do prefeito Anderson Prado. Além da qualificação profissional, por meio de cursos, palestras e oficinas, o programa também oferece ocupação e renda às pessoas em situação de vulnerabilidade social e que atendam aos requisitos do programa. Eles recebem um auxílio financeiro e prestam serviços à Prefeitura, junto a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), de varrição e limpeza das ruas nos bairros e centro da cidade. Já os cursos oferecidos durante a permanência das pessoas no programa também possibilitam a recolocação no mercado de trabalho, após o desligamento dos integrantes do programa.