Você esta em: Home / Notícias / Lençóis oficializa adesão ao Pacto Coletivo por Cidades Antirracistas
19/12/2023 14h14

Lençóis oficializa adesão ao Pacto Coletivo por Cidades Antirracistas

Cerimônia de assinatura do Pacto Coletivo foi realizada na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo

Lençóis Paulista é um dos sessenta e oito municípios do Estado São Paulo, que oficializou sua adesão ao Pacto Coletivo por Cidades Antirracistas. O secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha, participou no dia 28 de novembro, da cerimônia para a assinatura do Pacto Coletivo na sede do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP).

A iniciativa, que nasceu no âmbito do Plano Geral de Atuação - Projeto Estratégico MP Social e se desenvolve com o trabalho da Rede de Enfrentamento ao Racismo do Ministério Público, fomenta a criação, pelos Poderes Executivos locais, de estruturas voltadas a combater o racismo, incluindo órgão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Conselho de Promoção da Igualdade Racial e Plano de Promoção da Igualdade Racial. O objetivo é concretizar o estabelecido pelo Estatuto da Igualdade Racial.

"Não basta apenas declarar que somos iguais perante a lei. É dever do Estado e de cada um de nós fazer com que a igualdade se consagre, com a equiparação de oportunidades", afirmou o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo. Em sua fala, o PGJ destacou os esforços que o MPSP vem empreendendo para aumentar a presença negra entre promotores de Justiça, de forma a melhor refletir na instituição a composição da sociedade paulista. "Se queremos uma sociedade mais justa e fraterna, precisamos garantir a igualdade de oportunidades", completou.

“Esta é uma iniciativa extremamente importante do Ministério Público do Estado de São Paulo. Este pacto é uma construção coletiva, da sociedade civil organizada, dos cidadãos e do Poder Público. Lençóis Paulista acredita na união de forças, de pessoas, por meio de mecanismos que combatam episódios de racismo em todos os segmentos da sociedade. Somente com o compromisso de todos, vamos consolidar a diversidade racial e cultural e combater o racismo”, pontuou o prefeito Anderson Prado.

“A Secretaria de Cultura desenvolve em sua programação, uma extensa agenda de eventos que estimulam essa diversidade proposta pelo MP. Essa diversidade vai ao encontro do que preconizamos desde o início do governo Prado que é a descentralização e a democratização da cultura, levando espetáculos culturais, oficinas e ações que evidenciam o protagonismo da cultura nacional com raízes africanas. Estamos à disposição do Conselho Municipal da Consciência Negra na elaboração de propostas e ações nesta área. Nas edições do Bairro Feliz, levamos várias ações neste sentido, como apresentações da Capoterapia, oficinas, rodas de samba, entre outras atrações neste segmento”, completou o secretário de Cultura, maestro Marcelo Maganha.