Lençóis Paulista, 18 de Maio de 2024
Você esta em: Home / Notícias / Passe Único: a partir de amanhã, passageiros terão 2 horas para usar o transporte público pagando apenas uma passagem
18/12/2023 10h39

Validade da passagem pelo cartão de embarque passa a ser de duas horas

A partir de amanhã, dia 19 de dezembro, terça-feira, os usuários do sistema de transporte público de Lençóis Paulista contarão com uma novidade: o Passe Único. Agora, o sistema de integração dará o direito de realizar um novo embarque em até duas horas, permitindo mudanças de linha em qualquer ponto de ônibus da cidade, contando a partir da primeira utilização e expirando automaticamente após 2 horas de uso. Essa medida será implementada em todas as linhas e horários. O valor da passagem continua R$ 2 e não sofrerá reajuste.

O sistema será válido apenas para os passageiros que utilizam o Cartão Individual de Embarque, pois o sistema do ônibus vai controlar o tempo a partir da primeira utilização do Cartão. Usuários que utilizarem dinheiro não terão o benefício, pois não é possível controlar o horário de embarque. Por isso, a Prefeitura orienta que todos os lençoenses façam o Cartão Individual de Embarque. Para fazer o Cartão, basta ir até o Guichê da Grecco, localizado no Terminal Interbairros Itagiba Mourão, levando um documento com foto, um comprovante de residência e uma declaração da escola (quando for estudante). O atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 11h, e das 13h às 17h30.

O Passe Único é uma iniciativa da Prefeitura para aprimorar o transporte público, atendendo às necessidades daqueles que dependem do sistema. Para quem precisa pegar mais de um ônibus para chegar ao seu destino, por exemplo, agora será necessário pagar apenas uma passagem utilizando o cartão individual de embarque.

Por exemplo, um passageiro de Alfredo Guedes, que precisa ir até o Jardim o Caju, antes gastaria R$ 4, pois precisaria pegar um ônibus de Alfredo Guedes até o terminal e outro ônibus para ir até o Jardim do Caju. A partir de amanhã, esse passageiro vai pagar apenas uma passagem, ou seja, R$ 2 e terá até duas horas para embarcar até o Jardim do Caju.

Outro exemplo, é o passageiro que precisa resolver alguma coisa rápida no Centro da Cidade. Antes essa pessoa gastaria R$ 4, pois teria o valor para ir até o Centro e depois comprar outra passagem para voltar para casa. A partir de amanhã, se esse passageiro descer no Centro e voltar dentro de duas horas, ela pagará apena uma passagem, ou seja, R$ 2.

"Esta é mais uma política do governo municipal para melhorar o transporte público, levando em consideração a realidade das pessoas que mais precisam. Quem costuma pegar mais de um ônibus para chegar ao trabalho, por exemplo, vai passar a pagar apenas uma passagem. Em janeiro de 2024, também vamos aplicar o número de linhas e adequar os horários, acompanhando o crescimento da cidade. O novo sistema do ônibus circular já é um sucesso. Ficamos muito felizes em ver a resposta, em acompanhar mais pessoas utilizando o transporte público, e vamos continuar trabalhando para melhorar sempre. Uma cidade que cresce com planejamento e sustentabilidade garante transporte público seguro e de qualidade para seus munícipes", comentou o prefeito Anderson Prado.

O novo sistema de ônibus circular por fretamento entrou em operação há 18 meses. Desde então houve um aumento significativo de usuários, em todas as faixas etárias da população. "Com a implantação do Passe Único conseguimos ampliar o acesso ao transporte público como benefício social, garantindo um custo ainda menor aos usuários, e também otimizamos a aplicação dos recursos públicos. A Prefeitura não pagará mais para oferecer esse benefício, visto que o pagamento, conforme previsto no processo licitatório, é feito por quilômetro rodado", explicou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Anderson Silva Buratto.