Você esta em: Home / Notícias / Plantio visa reflorestamento em área de preservação no município
12/12/2023 10h49

Plantio visa reflorestamento em área de preservação no município

Ação envolveu crianças e jovens

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente participou do plantio de 60 mudas nativas para um trabalho de recomposição e reflorestamento de Área de Preservação Permanente (APP), às margens do Córrego da Fartura, na área de domínio da empresa NT Cana. A ação aconteceu no dia 25 de novembro. A iniciativa promove a educação ambiental e reflorestamento da área que foi definida e preparada pela empresa do setor agrícola. Esse trabalho é fundamental e deve ser estimulado junto a proprietários de terras e outras empresas.

A ação visa ainda favorecer a proteção de nascentes, sendo que o córrego da Fartura faz parte da bacia hidrográfica do Rio Lençóis, que por sua vez é afluente do Rio Tietê, um dos mais importantes rios paulistas, compondo assim a região hidrográfica do Tietê-Jacaré, da qual Lençóis Paulista faz parte com outros 33 municípios. A ação também tem foco na proteção da biodiversidade de flora e fauna da região.

Antes, o grupo que participou do plantio, formado por crianças e jovens filhos dos colaboradores da NT Cana, também visitaram o Centro de Educação Ambiental no Parque do Povo, onde receberam informações sobre os biomas presentes em Lençóis Paulista, sendo uma área de transição entre o Cerrado e Mata Atlântica, com predomínio do Cerrado, bem como aprenderam sobre medidas de preservação. Todos puderam conhecer por meio das esculturas representativas alguns animais da fauna brasileira e as plantas do jardim sensorial. As ações de educação ambiental são imprescindíveis para contextualizar os participantes que passam a praticar as ações com mais sensibilização para a causa ambiental.

A Prefeitura busca por meio deste trabalho também divulgar o Programa Nascentes do governo do Estado de São Paulo junto aos proprietários de terras com objetivo de aumentar o banco de áreas para reflorestamento. Para saber mais, entre em contato pelo telefone (14) 3269-7054.