Você esta em: Home / Notícias / Coordenadoria de Defesa Civil realiza simulação em área de risco de enchente
08/12/2023 11h22

Coordenadoria de Defesa Civil realiza simulação em área de risco de enchente

Ações da Defesa Civil resguardam vidas

A Coordenadoria de Defesa Civil realizou o simulado para testar os procedimentos de atendimento a pessoas residentes em áreas de risco de enchente na manhã desta sexta-feira, 8, na Vila Contente. A ação envolveu membros da Defesa Civil de Lençóis Paulista, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Civil Municipal e servidores da Prefeitura, de diversas secretarias.

O simulado é uma ação preventiva para testar os procedimentos, a logística e o trabalho articulado das equipes designadas para o atendimento de uma situação de inundação, e vem sendo realizado desde 2017. O procedimento consiste em reunir as viaturas, contingente humano e todos os aparatos públicos que podem prestar socorro à população em situações de enchentes ou alagamentos, retirando os moradores no menor tempo possível, prevenindo vítimas e reduzindo danos e prejuízos por área.

“Todos os anos, desde 2017, a Defesa Civil Municipal vem realizando este simulado com o objetivo de fazer a evacuação das pessoas que residem em áreas de risco. Nós já havíamos conversado com as famílias antes, dando orientações, para que eles ficassem tranquilas durante o procedimento. Nós também estamos estudando alguns aprimoramentos para serem implantados durante as evacuações e eles também passarão a ser adotados durante as simulações. No geral, estamos muito satisfeitos com a participação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, SAMU, RI, Guarda Civil Municipal, equipes de servidores, que por mais um ano participaram de forma muito comprometida. O tempo de resposta dos agentes acionados, que variou de quatro a cinco minutos, também é bastante satisfatório para que o socorro seja realizado de forma eficaz. Nós também simulamos o deslocamento de algumas pessoas que moram no bairro até o ponto de encontro, e esse tempo também foi bastante satisfatório”, explicou o Coordenador da Defesa Civil, o sargento PM da Reserva do Corpo de Bombeiros, Gerson Gomes dos Santos.

De 1º de dezembro de 2023 a 30 de março de 2024, estabelecido pela Defesa Civil Estadual como o período crítico de chuvas, a Coordenadoria Municipal intensifica as ações de fiscalização e prevenção de enchentes, com divulgação de boletins diários e ações práticas, como a fiscalização e rebaixamento de represas e do Lago da Prata.