Você esta em: Home / Notícias / Lençóis sedia etapa final da Liga do Enxadrista
07/12/2023 09h54

Lençóis sedia etapa final da Liga do Enxadrista

Etapa fnal da Liga do Enxadrista será disputada na sede do Lions no sábado, 9

Lençóis Paulista recebe no dia 9, a Etapa Final da Liga do Enxadrista 2023, na sede do Lions Club, às 11h. A competição é uma realização da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da Secretária de Esportes e Recreação, e organização da Liga do Enxadrista.

O torneio reunirá os 8 melhores enxadristas de cada uma das categorias em disputa, que participaram das etapas classificatórias ao longo do ano. Lençóis Paulista foi sede de duas dessas etapas e participou de várias outras, sempre trazendo resultados significativos o município, com posições de destaque em algumas das principais categorias que disputou.

A Liga do Enxadrista é a maior liga de xadrez rápido oficial do Brasil, e ao longo deste ano foram realizadas 16 etapas classificatórias, tendo participado um total de 1209 competidores, de mais de 20 municípios diferentes, sendo 894 homens e 315 mulheres, além de outras competições que reuniram inúmeros atletas, como o Torneio Aberto de São Manuel, o Torneio de Duplas do Colegião, a II Copa Petrotorque, dentre outros.

Diferentemente das etapas classificatórias, onde os torneios são disputados em 3 grandes blocos e os jogadores se enfrentam entre si no sistema suíço, na etapa final os 8 jogadores melhores classificados se enfrentam dentro das suas respectivas categorias no sistema schuring, isto é, todos jogam contra todos, em um total de 7 partidas, com ritmo de 12 minutos + 3 segundos de incremento por lance.

Os 96 atletas classificados bem como os 16 atletas convidados pela organização já confirmaram suas presenças. Eles estarão representando 18 municípios diferentes e competirão para ver quem será o grande campeão e a grande campeã das categorias em disputa da Liga do Enxadrista 2023.

Um grande evento está sendo preparado para esta competição e algumas novidades também serão apresentadas como, por exemplo, a transmissão simultânea dos primeiros tabuleiros das categorias Absoluto e Feminino, através do canal @ligadoenxadrista, no youtube.

A organização espera ainda arrecadar mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Lions Club de Lençóis Paulista, que reverterá todo esse montante para as famílias e instituições carentes de nossa cidade, através de suas ações beneficentes permanentes, sendo esta mais uma forma de unir o esporte às ações sociais em prol das pessoas mais necessitadas em nosso município.

“É uma satisfação muito grande realizar a Etapa Final em Lençóis Paulista, a cidade nos recebe com muito carinho e faz de tudo para que cada evento realizado seja sempre um sucesso”, comentou José Junior, um dos organizadores. O torneio é aberto ao público, a partir das 11h, na sede do Lions Club de Lençóis Paulista. Para mais informações acesse o site www.enxadrista.com.br.