Você esta em: Home / Notícias / Cerimônia marca formatura do curso técnico de Agente de Saúde
28/11/2023 07h56

Cerimônia marca formatura do curso técnico de Agente de Saúde

Agentes comunitários após a cerimônia de formatura realizada no Espaço Cultural Cidade do Livro

Uma cerimônia realizada na sexta, 24, marcou a formatura da 1ª turma do curso técnico do Programa Saúde com Agente. O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para apoiar estados e municípios no processo de formação técnica dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de Combate às Endemias (ACE). O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é um profissional que atua diretamente nos domicílios, observando as condições de vulnerabilidade das famílias, informando aos serviços sobre as necessidades de intervenção. Por meio do trabalho realizado pelos agentes em campo, especialmente no âmbito das visitas domiciliares, é um importante instrumento para a divulgação de informações seguras para a prevenção das doenças e a promoção da saúde.

A cerimônia contou com a presença do secretário de Saúde, Ricardo Conti Barbeiro, que representou o prefeito Anderson Prado, das integrantes da equipe de coordenação da Atenção Primária a Saúde, Ana Lúcia Vaz Pinto Tamborim, Cristina Aparecida Morroni Marques, Natália Tatiane de Lucena Murayama e coordenadores de enfermagem das unidades de saúde onde as servidoras que realizaram o curso, estão lotadas. Oito agentes comunitários participaram desta primeira turma. O curso totalizou 570 horas de carga horária no formato EAD e 705 horas de aulas práticas. Até o final do ano, o Ministério da Saúde deve abrir inscrições para novas turmas do curso técnico do Programa Saúde com Agente.

As aulas práticas foram desenvolvidas com a coordenação da enfermeira Ana Lúcia, abordando o Planejamento e organização do Processo de Trabalho, Sistema de Informação em Saúde, Noções de Epidemiologia, monitoramento e avaliação de indicadores de Saúde, Atuação em Equipe Multiprofissional e intersetorialidade, Abordagem Familiar no território da APS, Noções de Microbiologia e Parasitologia, Compreendendo o processo saúde doença, Vacina, Noções Básicas de anatomia, fisiologia humana e noções de primeiros socorros, Saúde da Criança e do Adolescente / Saúde da Mulher / Saúde do Homem e do idoso e Ação Educativa do ACS na Prevenção e Controle das doenças e agravos com enfoque nas doenças Transmissíveis e Não Transmissíveis.

“Não existe saúde de qualidade sem vocês! Não existe vínculo e elo entre o paciente e a unidade de saúde sem o trabalho de vocês! Como sempre brincamos, vocês são a Pedra fundamental na Unidade de Saúde. Quando precisamos de uma informação sobre determinada família ou indivíduo, dados específicos, o primeiro profissional a ser consultado são vocês! Além da importância que vocês tem na comunidade, neste momento vocês são inspiração para muitos colegas! Temos muitas pessoas hoje interessadas em realizar o curso graças a vocês, portanto vocês também estão abrindo as portas para que outras pessoas se capacitem! Se valorizem… Eu agradeço muito a oportunidade de trabalhar com vocês! Muito obrigada!”, destacou a enfermeira Ana Lúcia, no início da cerimônia.

“Parabéns por esse dia, parabéns por pelo trabalho de vocês, vocês como a Ana Lúcia disse, vocês são o braço mais próximo do nosso munícipe, vocês detêm o conhecimento e a vida de cada cidadão que vocês estão visitando semanalmente ou bimestralmente. Sempre que planejamos alguma ação da prefeitura, recorremos aos agentes comunitários de saúde: são vocês que conhecem essas pessoas. Vocês já realizaram várias ações de extrema importância para o governo. E muito mais do que isso, vocês conhecem as fragilidades das pessoas e agora. Com mais conhecimento vocês poderão, além de multiplicar esses conhecimentos entre os seus colegas de trabalho, atender ainda melhor aquela população identificando problemas que muitas vezes era invisíveis. Quero parabenizar além de vocês que fizeram esse curso, todos os profissionais de saúde que fazem um trabalho brilhante. Vocês são o meu orgulho. É o que me motiva todos os dias para estar ali na secretaria agradecendo a Deus por ter uma equipe maravilhosa. Quero deixar registrado o quanto eu tenho orgulho de minha equipe, não apenas para mim, mas para o prefeito e outras secretarias Que Deus abençoe a todos”, pontuou o secretário de Saúde, durante a cerimônia.