Você esta em: Home / Notícias / Rio Lençóis e Córrego Corvo Branco recebem obras e serviços para desassoreamento e revitalização em seus cursos d'água
23/11/2023 14h13

Execução dos serviços deve se estender entre 30 e 40 dias e vai depender das condições climáticas e de campo

O prefeito Anderson Prado acompanhou na quinta-feira, 16, a execução de obras para o desassoreamento do Rio Lençóis, dentro do programa Rio Vivos, ação liderada pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), órgão ligado ao Governo do Estado de São Paulo. O programa busca melhorar a qualidade da água dos rios dos municípios paulistas, por meio da revitalização e desassoreamento nos cursos d’água. Os secretários de Planejamento e Urbanismo, Anderson Silva Buratto, de Obras e Infraestrutura, Emanuel Fidelis Serutti e o diretor do DAEE, Lupércio Ziroldo Antonio, responsável pela Bacia do Baixo Tietê, também acompanharam a execução das obras.

“Essa obra contempla o ciclo II dos Rio Vivos, para melhorar a disponibilidade e qualidade das águas superficiais paulistas. Neste programa, nós estamos fazendo uma série de desassoreamentos em mananciais, em córregos, em rios no perímetro urbano, em várias cidades do Estado de São Paulo. O programa prevê atender até 170 municípios em até um ano, com rios que estão assoreados. O assoreamento é um grande problema para o manancial, ele prejudica a disponibilidade (de água), inclusive, pode causar alagamento dependendo do trecho e ocasionar a baixa qualidade da água. Se você não realizar o processo para retirar essa areia do rio, você pode em alguns casos, matar o rio. Esse é um trabalho essencial que o Governo do Estado e o DAEE executam para a melhoria da qualidade das nossas águas”, explicou Lupércio.

“O trabalho teve início pelo desassoreamento do Rio Lençóis e na sequência será executado no Córrego Corvo Branco. Os locais para intervenção e realização dos serviços foram sugeridos em relatório técnico do IPT, que realizou o mapeamento de áreas de risco em Lençóis Paulista”, explicou o secretário de Obras e Infraestrutura, Emanuel Fidelis Serutti.

A execução dos serviços devem se estender por um período de 30 a 40 dias, dependendo das condições climáticas e de campo. “Realizando a limpeza dos canais de drenagem e o desassoreamento, estamos melhorando a capacidade de escoamento do canal e, consequentemente, a sua vazão e armazenamento, sendo esta, mais uma atividade que se soma no combate aos eventos que causam as enchentes e inundações no município”, concluiu o secretário.

“Estou ao lado do Lupércio do DAEE e graças a Deus começou hoje aqui em Lençóis o programa Rios Vivos do Governo do Estado. Agradeço o DAEE, agradeço ao nosso governador por permitir e por observar que Lençóis Paulista, em época evidentemente, que se aproxima a chegada de inundações do período de chuvas, a gente possa desassorear e trabalhar aqui no Rio Lençóis e no Córrego Corvo Branco” completou o prefeito Anderson Prado.