Você esta em: Home / Notícias / Prefeito recebe João Pedro Rezende Franco; aluno da Escola Amélia Benta, João descobriu paixão pela leitura e cria suas próprias histórias em quadrinhos
23/11/2023 09h30

João Pedro durante encontro com o prefeito Prado na sexta-feira, 10

O prefeito Anderson Prado recebeu na sexta-feira, 10, o aluno do 5º ano da Escola Amélia Benta do Nascimento Oliveira (Bacilli), João Pedro Rezende Franco. João Pedro nasceu com a síndrome de Hay Wells (displasia ectodermica), que afeta as glândulas sudoríparas, pele, dentes, cabelos e unhas.

Por conta de múltiplas lesões e infecção pelo corpo, João precisou ficar em isolamento tendo contato somente com familiares e responsáveis pelo tratamento, sendo acompanhado por profissionais de várias especialidades. Com três anos de idade, houve uma evolução do seu quadro. “No tempo em que ficou isolado, fazíamos de tudo para o bem-estar do João, e para passar o tempo comprei vários brinquedos educativos, DVDs, revistas em quadrinhos e várias folhas de EVA para poder recortar e formar figuras. Foi quando percebemos sua paixão por criar figuras infantis como palhaços, animais etc. Quando não tinha folhas pra recortar ou desenhar ele rabiscava as paredes da casa, era sua obra de arte”, revela sua mãe, Rosângela Franco, que acompanhou a visita ao gabinete.

Quando começou a estudar e a ler, surgiu sua paixão pela leitura de gibis da Mônica. Com facilidade para o desenho, começou a escrever, produzir e desenhar. Ele já possui 17 gibis com historinhas curtas e divertidas, inspiradas nos irmãos Tatiane (29) e Vinícius (24). “Hoje, João está em acompanhamento na Unesp de Botucatu e na USP (Centrinho) em Bauru, sendo atendido por profissionais de várias especialidades como dermato, neuro, odonto, fono, otorrino, oftalmo e pediatra. Hoje, seu corpo não apresenta mais lesões. Fazemos diariamente, os procedimentos e cuidados com a pele (uso de hidratante e protetor) e colírio para os olhos. Na época de seu nascimento fomos bem assistidos pela Prefeitura, com os medicamentos e material para curativos e depois com os custos de medicamentos. Hoje ele está saudável e muito bem. Agradeço a Deus e às pessoas que Ele colocou nessa caminhada, não foi fácil, tivemos muitos desafios, mas chegamos até aqui pela Fé e ajuda das pessoas”, revela.

“Fiz questão de conhecer o João Pedro que, com apenas onze anos, é um guerreiro, um artista. Que ele continue produzindo sua arte, ele é um exemplo de superação. Que sua arte e sua vida sejam a fonte de inspiração para enfrentarmos os desafios, as dificuldades, os problemas. Vamos entrar em contato para que a Secretaria de Cultura viabilize um apoio para que ele continue escrevendo, desenhando e produzindo seus gibis através de Leis de Incentivo à Cultura, tanto do Governo Estadual quanto do Federal”, lembrou o prefeito Prado.