Você esta em: Home / Notícias / Município é premiado por ações desenvolvidas na Saúde
21/11/2023 14h46

Município é premiado por ações desenvolvidas na Saúde

Na foto, o secretário de Saúde, Adriana, Josiane e o prefeito Prado durante encontro no Gabinete

As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde no âmbito da pandemia pela Covid-19 e na área de DSTs/HIV foram premiadas pelo Governo Federal e pelo Governo do Estado. O prefeito Anderson Prado recebeu no dia 1º, o secretário de Saúde Ricardo Conti, a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Adriana Aparecida de Santana e a coordenadora do Programa Municipal de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais no Município, enfermeira Josiane Maria de Souza. Com o título, o uso da tecnologia para melhoria das notificações e agilidade no monitoramento dos casos de síndrome Gripal – Covid 19, no município de Lençóis Paulista/SP, o trabalho desenvolvido pelo município durante a Pandemia conquistou o terceiro lugar e um prêmio de R$ 20.000,00. Adriana inscreveu o trabalho na modalidade 1: Para experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde do SUS.

A cerimônia de premiação ocorreu no dia 10 de novembro, durante a 17ª EXPOEPI 2023, em Brasília (DF). O evento que busca difundir e divulgar as práticas que obtiveram êxito dos serviços de saúde do SUS e que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades relevantes para a Saúde Pública. Promovida pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), esta mostra tem premiado experiências inspiradoras desde 2001, que contribuem para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Neste evento, foi destacada a relevância das experiências compartilhadas pelos participantes de diversos níveis de gestão.

Transmissão Vertical do HIV

Já o prêmio Luiza Matida (5ª edição) foi entregue durante a 8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita, realizada pelo Programa Estadual de IST/Aids-SP em parceria com a Atenção Básica e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).Nesta edição, foram premiados os municípios do Estado de São Paulo que atingiram indicadores selecionados para a Transmissão Vertical do HIV e/ou sífilis.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma IST durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda a amamentação. Todas as gestantes e seus parceiros sexuais devem ser investigadas para IST durante o pré-natal e no momento do parto, especialmente para o HIV, sífilis e hepatites virais B e C. Ao mesmo tempo, devem ser e informadas orientadas sobre as possibilidades de prevenção da transmissão vertical, bem como, sobre a possibilidade de riscos para a criança quando a gestante é infectada.

“Essa premiação (Luiza Matida) todo ano acontece tanto na prevenção de Sífilis, quanto para o HIV. No ano passado, foram premiados por ações contra a Sífilis e este ano contra o HIV. Trouxemos esse prêmio para apresentar para você (Prado). As equipes da Adriana e da Josiane e as equipes das Unidades de Saúde tem total influência nesta premiação. Nós também estamos entre os trinta municípios contemplados com experiências exitosas reconhecidas pelo Ministério da Saúde, onde apresentamos o tema transformação digital que foi a utilização da tecnologia que facilitou muito o trabalho das equipes. Iniciamos a vacinação contra Covid-19, utilizando papel, realizamos investimentos e avançamos usando tablets, impressoras e todo a tecnologia disponível”, lembrou o secretário Ricardo Conti.

“Parabéns muito obrigado pelo trabalho. É Lençóis, mais uma vez sendo reconhecida pelo trabalho do serviço público. É uma honra estar como gestor de uma cidade com tantos servidores públicos empenhados. Muito obrigado pelo prêmio, muito obrigado pela dedicação. Eu sei que não é fácil ser servidor público por uma série de fatores. Enquanto servidores, somos nós que mantemos a cidade em pé. Esse (prêmio) é apenas um reconhecimento, porque o reconhecimento de fato, é o trabalho de vocês”, completou Prado.